Manifestações em Guadalajara deixam mais de 40 feridos e 100 presos .
Por ANTI-GLOBALIZAÇÃO 30/05/2004 às 19:23

Guadalajarahttp://www.midiaindependente.org/pt/blue//2004/05/281777.shtml

Durante os dias 28 e 29 de Maio ocorreu a terceira Reunião entre os Chefes de Estado da América Latina, Caribe e Uniao Européia. A reunião visava estabelecer um acordo de livre comércio entre a América Latina e Caribe com a União Européia. Cerca de cinco mil manifestantes foram as ruas em uma marcha contra a reunião. A repressão policial foi forte resultando em mais de quarenta manifestantes feridos. Cerca de cem presos dos quais: 8 estrangeiros foram deportados; 3 estrangeiros ainda permanecem presos e não se sabe qual é a situação exata deles; e pelo menos 70 seguem presos.

Uma campanha esta sendo organizada para retirar os manifestantes da cadeia e doações estão sendo arrecadadas para ajudar com os procedimentos legais. Veja mais informações nos sites relacionados.

Segundo a declaração final adotada por consenso entre os líderes políticos presentes em Guadalajara é essencial um sistema multilateral baseado no direito internacional "para conseguir a paz e a segurança internacional, o desenvolvimento sustentável e o progresso social". Além disto, não se realizou nenhuma referência explícita ao bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos à Cuba e as recentes pretensões de aprofundá-lo.

Sites relacionados: guadalajara.midiaindependente.org | La Haine | mexico.mediosindependientes.org

Artigos: Concluída a Reunião de Cúpula com violenta repressão em Guadalajara | Termina a terceira Reunião de Cúpula da União Européia, América Latina | Minuto por minuto desde Guadalajara | Desde Guadalajara (antes do encontro) | Manifestações em Guadalajara são duramente reprimidas | Guadalajara e o encontro de chefes de Estado

informespágina principalméxicowww.agp.org

valid xhtml 1.0