Concluída a Reunião de Cúpula com violenta repressão em Guadalajara
Por CMI - Guadalajara 30/05/2004 às 01:00

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2004/05/281674.shtml

Concluída a III Reunião de Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo da América Latina, Caribe e da União Européia (III ALCUE).

Guadalajara

Concluída a III Reunião de Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo da América Latina, Caribe e da União Européia (III ALCUE) com uma condenação suave e indireta à tortura militar estadunidense no Iraque, acordos comerciais sem aval popular, violência contra manifestantes ao finalizar a marcha geral e por volta de 100 detidos e desaparecidos além de 30 feridos durante à noite de ontem, num ambiente tenso.

Segundo os últimos relatórios, durante a madrugada foram liberados vários manifestantes, no entanto ainda ficaram detidos cerca de 70 pessoas. Numa conferência de imprensa realizada ao meio dia de hoje em Guadalajara, confirmaram-se os rumores de tortura e escoriações aos detidos, descrições de que as pessoas foram molestadas com golpes, xingamentos, etc. Ao chegar nas delegacias os homens foram separados das mulheres, e elas tiveram que despir-se totalmente, as obrigavam a ficarem em posições estranhas, e abriam e fechavam a porta a cada momento. A eles, os mantiveram por mais de três horas com os braços sobre a nuca, os batiam, e saltavam sobre eles. E se escutou lá dentro que queriam liberar os estrangeiros o mais cedo possível para não terem nenhum problema com as embaixadas.

Isto foi denunciado por uma das detidas, moradora de Guadalajara, que se encontrava num ponto de ônibus depois de participar da mobilização quando seus pais foram até ela, além de um repórter de alguma organização. Ao que parece, alguns residentes de Guadalajara foram liberados às três da manhã, segundo dados oficiais, e das pessoas que continuam desaparecidas, ainda não se tem notícia, o que dá um sentimento de descrença e ódio da autoridade para qualquer um de nós.

As ONGS e os Sindicatos se desligaram de tudo.

Dos feridos, sabe-se que nove já saíram do hospital, e dois têm dores no corpo e lesões cranianas.

Nas negociações, as autoridades - que ainda não entregaram a lista dos detidos - pedem aos manifestantes que saiam imediatamente da cidade, que não realizem mais mobilizações e que paguem por todos os danos a bancos e comércios.

Urge difundir esta informação e realizar mobilizações para exigir a libertação dos detidos, dos quais há rumores que entre 9 e 15 terão responsabilidades penais graves. O Centro de Mídia Independente (CMI Guadalajara) lançou um comunicado em diferentes meios locais, nacionais e internacionais para fazer pressão e acelerar a resolução das detenções. Está a disposição uma conta PayPal que recebe doações para o processo legal.

Maiores informações

Centro de Mídia Independente Guadalajara ou Telefone 011 52 33 3585 1311. • Ação Informativa em ResistênciaOtroMayo GuadalajaraIndymedia MéxicoLa HaineRebelión

informespágina principalméxicowww.agp.org

valid xhtml 1.0