Manifestacoes em Guadalajara sao duramente reprimidas
Por 28/ maio/ 2004 28/05/2004 às 23:06

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2004/05/281618.shtml

A passeata que se dirigia até o local da reuniao de chefes de Estado foi duramnete reprimida pela policia de choque da cidade.

A manifestacao que reunia diferentes organizacoes e a sociedade civil, contra os acordos para o livre comércio entre a América Latina e a Uniao Européia foi duramente reprimida pela policia local.

Desde ontem, quinta-feira 27/05, policiais municipais, estatais e federais mantem em estado de sitio o centro da cidade de Guadalajara - México, onde se está realizando a terceira reuniao entre os chefes de Estado da Uniao Européia, América Latina e Caribe. Muitos policiais cercam todos os tipos de manifestacoes e passeatas que tem se realizado durante toda essa semana.

Hoje, a passeata que reuniu mais de 5 000 pessoas,e comecou âs quatro da tarde (horário local, o ritmo dos tambores maracava o passo das pessoas que íam em direcao ao centro da cidade onde estavam reunidos os chefes de Estado, muitos anarquistas pixaram seu repúdio âs medidas adotadas pelo governos neoliberais, nas paredes de bancos e outras lojas. A música marcava o clima dos protestos por um mundo livre e justo, ao mesmo tempo em que a policia fechava ruas e cercava os manifestantes, impedindo sua manifestacao livre no centro da cidade.

Quando os os manifestantes se aproximaram das grades de seguranca e conseguiram derrubar algumas delas a policia agiu violenta e rapidamente, utilizando gás lacrimigenio e e espuma irritante, dispersando os pessoas. De baixo de chuva a polícia espancou alguns manifestantes e pelo menos 18 pessoas foram presas, ainda nao se sabe seu paradeiro.

informespágina principalméxicowww.agp.org

valid xhtml 1.0