Marcha de catadores e organizações autônomas tem infiltração de p-2

Por CMI - Caxias do Sul 31/01/2005 às 01:46
www.midiaindependente.org/pt/blue/2005/01/305457.shtml

Polícia gaúcha tenta infiltrar agentes na coluna composta por organizações autônomas na marcha de abertura do V FSM.

Cerca de mil pessoas compuseram a coluna das organizações autônomas latino-americanas, na marcha de abertura do V Fórum Mundial Social. De longe, o movimento com maior expressão numérica, nessa coluna, era o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, o MNCR, que vinha de São Leopoldo onde aconteceu o segundo congresso do movimento. As Resistências Populares, de vários lugares do Brasil, Comitês Populares, do norte do país, Movimento de Unidade Popular, da Argentina e Sinca (Sindicato dos Municipários de Cachoeirinha) também estavam compondo a coluna.

O bloco composto pelo MNCR e demais organizações partiu da Perimetral em direção ao Mercado Público, onde estava marcada a concentração. Como de costume nesse tipo de marcha, os movimentos autônomos impedem a presença de bandeiras de partidos políticos. Um dos militantes do MNCR avisou pelo carro de som que essa resolução tinha sido mantida para a marcha do V FSM. Por isso, alguns participantes do bloco estranharam quando um senhor entrou na coluna com uma bandeira do PT. Estranharam mais ainda, quando viram o tal homem conversando com cinco brigadianos (polícia militar gaúcha) e apontando para outros militantes da mesma coluna.

Logo a Brigada partiu para cima dos que foram apontados: eram integrantes dos Comitês Populares. Estes militantes carregavam ferramentas reivindicando a memória da Cabanagem, e foram acusados de carregar armas brancas. A polícia tentou prendê-los, mas graças ao companheirismo dos outros militantes dos movimentos populares autônomos, tal tentativa foi em vão, embora os instrumentos tenham sido apreendidos. Os que presenciaram a cena partiram para intimidar o cagoeta, que se identificou como sendo da polícia e estando armado.

Após este incidente, aparece um casal com outra bandeira do Partido dos Trabalhadores e novamente se infiltra na marcha. Os integrantes da coluna pedem para que eles se retirem, mas a mulher começa a gritar que "estão batendo em mulher e espancando seu marido". Eles permaneceram na marcha, e os integrantes da coluna percebem que há um terceiro homem entregando bandeiras do PT somente para o casal. Os coordenadores da marcha acreditam que mais de cinco bandeiras foram entregues para os catadores que formavam a coluna. Ainda, segundo os coordenadores, tal atitude teria o propósito de criar tumulto no meio do bloco e levantar divergências. Após os pedidos para que o casal se retirasse da marcha não terem sido atendidos, eles foram encaminhados por catadores para fora, de forma pacífica. A coluna das organizações autônomas chegou ao ponto final da marcha por volta das nove horas da noite, sem outros incidentes.

Fotos: IIIIIIIVVVIVI

wsf 2005wsfwww.agp.org (archives) | www.all4all.org

valid xhtml 1.0