Movimento sem-teto ocupa prédio em Porto Alegre

Por Delphine Eyrald, de Porto Alegre (RS) 27/01/2005 às 09:02
www.midiaindependente.org/pt/red/2005/01/304798.shtml

Ocupação semelhante já havia sido realizada no último Fórum Social Mundial com o objetivo de dar visibilidade para a luta dos chamados "despossuídos" de todo o mundo.

Na madrugada do dia 25 de janeiro, cerca de 80 pessoas, na sua maioria famílias com crianças, ocuparam um prédio da saúde pública federal, abandonado há tempos. A ocupação foi feita por iniciativa do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM).

Ainda durante a madrugada, a polícia tentou reprimir a manifestação. Policiais armados tentaram invadir o prédio e, na seqüência, o cercaram, impedindo a entrada ou saída de qualquer pessoal.

Os policiais, contudo, tiveram que recuar - no momento em que escrevíamos esta nota, apenas alguns policiais vigiavam a entrada do prédio -, principalmente devido ao apoio de diversas entidades que fazem parte da rede No Vox (os "sem voz"). A rede congrega entidades da Índia, como Os intocáveis e várias organizações européias que atuam em diferentes movimentos sociais (sem-tetos, desempregados etc) e está realizando um encontro durante os dias que antecedem o FSM.

Ocupação semelhante já havia sido realizada no último Fórum Social Mundial com o objetivo de dar visibilidade para a luta dos chamados "despossuídos" de todo o mundo. Diante do fato de que absolutamente nada mudou de 2003 para cá, os manifestantes e particularmente aqueles que ocuparam o prédio público pretendem manter a ocupação e iniciaram negociações com o INSS. Uma assembléia foi convocada para o noite desta terça-feira.

FONTE: http://www.pstu.org.br

wsf 2005wsfwww.agp.org (archives) | www.all4all.org

valid xhtml 1.0