Caminhada pela paz abre V FSM

25.01.2005
www.forumsocialmundial.org.br

A Caminhada pela Paz, atividade que marca a abertura oficial do V FSM nesta quarta-feira (26/01), iniciará na avenida Borges de Medeiros até a Ipiranga, passando pela Aureliano de Figueiredo Pinto até o trevo com a Augusto de Carvalho, seguindo pela avenida Beira-Rio até o anfiteatro Pôr-do-Sol, onde se realizará show de abertura. A concentração será junto ao Largo Glênio Peres, a partir das 16h.

O anfiteatro Pôr-do-Sol servirá como ponto de encontro, onde os participantes assumirão o protagonismo da cena. Depositarão oferendas, como livros (que serão agregados ao Mosaico de Livros Biblioteca Mundial), bandeiras (representando as diversas participações) e pedras (simbolizando as origens que se unem para a construção de um novo mundo). Logo a seguir, começam os espetáculos, que celebrarão o encontro dessas pessoas, movimentos, organizações e desejos.

Representantes da Ásia, América, África, Europa e Oceania participam da caminhada e do show que marcam o início das atividades do encontro. Tambores pela Paz; Amit Heri e Rabbi Shergil; Sombrero Luminoso; Snuff Puppets e Les Diables del Forum, de Pere Ferrer ee Sílvia Medeiros; Luck Mervil; Qbeta; Ma'Afrika; Gilberto Gil; Bersuit Vergarabat; La Phaze e Manu Chao são as atrações confirmadas.

Roteiro dos shows

O show de abertura inicia com o jazz do grupo indiano Amit Heri e o folk-rock do cantor e compositor Rabbi Shergil. Eles representarão a transição da Índia, onde o FSM foi realizado em 2004, para Porto Alegre. A apresentação terá duração de 50 minutos.

Som gaúcho

A seguir, os gaúchos do Sombrero Luminoso levarão ao palco seu rock cucaracha, com letras em "portunhol". Criada em 2000, a Sombrero Luminoso aborda o amor com um humor sutil, imprimindo às letras uma forte característica latina. A banda traz em seu trabalho influências dos Ramones, Bob Dylan, Beatles, Charly Garcia, entre outros. A apresentação será de 20 minutos.

Bonecos gigantes

O grupo de bonequeiros australianos Snuff Puppets participará da caminhada com os bonecos de mais de 4m50cm confeccionados durante oficina realizada desde 14 de janeiro em parceria com a Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos. Os "snuffs" também farão uma apresentação no palco, que promete surpreender o público presente ao Pôr-do-Sol. Apresentação de 20 minutos.

Les Diables del Forum

O grupo dividirá o palco com os Snuff Puppets. A direção é do catalão Pere Ferrer (colaborador do La Fura dels Baus) e da gaúcha Sílvia Medeiros, atriz e produtora. A performance possui uma linguagem visual que utiliza o fogo e a pirtotecnia, mesclando a tradição mediterrânea "el corre foc" com o carnaval brasileiro. Conta com a participação de atores gaúchos e do grupo Maracatu Trovão, que dedica-se à pesquisa de ritmos afro-brasileiros, principalmente, o maracatu. A performance é um fragmento do espetáculo All.lucenacions III, que participou da abertura do FSM 2001.

Estilo Créole

O cantor, compositor e ator Luck Mervil fará uma apresentação marcada por forte estilo créole (típico da região das Antilhas, resulta da mistura das culturas negra, francesa, européia e índia). Luck Mervil é haitiano e mora em Montreal (Canadá). Sua música fala da vida, do amor e do quotidiano e hoje é um dos artistas mais importantes de língua francesa. Apresentação de 20 minutos.

Dialeto Siciliano

O grupo italiano QBeta apresentará em Porto Alegre seu estilo peculiar, que mistura o autêntico som siciliano, o ritmo balcânico, a solaridade mediterrânea e ritmos atuais, como o funk e o pop. Natural de Ragusa, Sicília, Qbeta tem 14 anos de carreira e quatro discos gravados, o último em 2004, "Indigeno". O trabalho do grupo fundamenta-se na cultura local, sendo que suas composições são escritas em dialeto siciliano. O ritmo de sua música é alegre, ao mesmo tempo rápido e contemplativo, típico do povo mediterrâneo. Qbeta faz um equilíbrio entre a tradição siciliana e a tradicional música italiana, resultando em composições que visitam a canção engajada, um pouco de pop, ska e funk jazz. Esta heterogeneidade, no entanto, não é um fator limitante para sua produção, mas exatamente sua força. Apresentação de 50 minutos.

Ma'Afrika

Reconhecida por seu estilo lírico e educativo, tem três discos lançados e um vídeo de suas quatro melhores canções, além de um DVD. A banda tem doze componentes, um deles, é Kushaba Miriam - vocalista e líder - que tornou o grupo um dos mais conhecidos de Uganda, tendo participado de muitos festivais, entre os quais, o Pearl of Africa Music. O show combina música e dança tradicionais de Uganda.

Gilberto Gil

Nasceu em Salvador (Bahia), em 1942. Em 1962, ele tem pela primeira vez uma música gravada: "Bem devagar". Na televisão, no início de 1966, passa a se destacar em "O Fino da Bossa", programa da TV Record, que consagra a sua composição "Louvação". De lá para cá consolidou parcerias com os maiores nomes da MPB, particularmente, com Caetano Veloso. Juntos, revolucionaram, com o Tropicalismo, toda a música popular brasileira, com composições mais engajadas, políticas. Essa trajetória musical e política viria a ser um paralelo por toda sua carreira, culminando com a nomeação para o cargo de ministro da Cultura do Governo Lula, em 2003.

Rock Platino

Eleita numa pesquisa promovida pelo jornal Clarín a melhor banda argentina do momento, Bersuit Vergarabat reúne multidões de fãs por onde passa. A Bersuit apresentará seu trabalho, consolidado em 15 anos de estrada, baseado em boa música, posição crítica ante a conjuntura política e social e muito bom humor. Seus shows transformam-se em grandes festas populares. Apresentação de 50 minutos.

La Phaze

Formada em 1999, a banda francesa La Phaze mistura ragga-rock com batidas drum&bass, numa apresentação energética. O trio tira sua energia e criatividade de suas múltiplas influências, como a energia do punk. A banda já interpretou Asian Dub Foundation, Mano Chao, Atari Teenage Riot, Brooklyn Funk Allstars, Burning Heads, Death in Vegas, entre outros.Apresentação de 40 minutos.

Manu Chao

O franco-espanhol Manu Chao já trabalhou com vários artistas latino-americanos, como os brasileiros Skank, Carlinhos Brown e Circo da Madrugada, a argentina Todos Tus Muertos e a mexicana Tijuanano. Manu grava álbuns em estúdios artesanais e alterna a carreira solo com a companhia de bandas diversas. Apresentação de 40 minutos.

wsf 2005wsfwww.agp.org (archives) | www.all4all.org

valid xhtml 1.0