FSM 2004 à Índia
Fórum Social Mundial

A quarta edição do Fórum Social Mundial se realizará em Mumbai, Índia, entre os dias 16 e 21 de janeiro de 2004. Nos cinco meses transcorridos entre a reunião do Conselho Internacional, que definiu a realização do FSM na Índia, e a reunião do CI, um grande esforço de ampliação do leque de organizações que participam do processo de construção do FSM na Índia foi realizado. Quatro consultas nacionais foram realizadas:

Delhi, 14 a 16 de fevereiro;
Nagpur, 21 e 22 de março
Delhi, 7 e 8 de abril
Mumbai, 19 e 20 de abril

Isso levou à constituição de diversas instâncias localmente responsáveis pela preparação do FSM2004, que se organizam da seguinte maneira:

Conselho Geral Indiano (IGC)
Instância de decisão suprema do processo do FSM na Índia; adesão aberta a todas as organizações comprometidas com a Carta de Princípios do FSM.

Comitê Indiano de Trabalho (IWC)
Consiste de mais de 60 organizações selecionadas do IGC, representando os diferentes setores e pontos de vista políticos; será responsável pela formulação de diretrizes políticas para orientação do Comitê Organizador Indiano (IOC).

Comitê Organizador Indiano (IOC)
Consiste de cerca de 35 e 40 indivíduos que executam as decisões do IGC e IWC. Cada membro do IOC é parte de vários grupos funcionais, entre eles: programa, infra-estrutura e logística, mídia e comunicação, finanças, mobilização, cultura e juventude / estudantes.

Comitê de Organização de Mumbai (MOC)
Instância que compreende organizações baseadas em Mumbai que estarão representadas em cada um dos grupos funcionais.

O porquê de Mumbai
As organizações que participam do processo indiano escolheram Mumbai pelos seguintes motivos:
permite desafiar a agenda neoliberal e a ideologia de extrema direita
é a capital financeira da Índia, assim como o lugar das mais famosas lutas da classe trabalhadora, greves de operários da indústria têxtil e ferroviários
por ser a rota preferida de migração dentro da Índia, permite que a mensagem política do FSM atinja muitas partes diferentes da Índia
dá a oportunidade de que vários setores e perspectivas trabalhem em conjunto
facilidade de acesso por ar e mar
infra-estrutura mais apropriada para receber milhares de participantes
segurança para mulheres e visitantes internacionais

Mobilização internacional
A expectativa do Comitê Organizador Indiano é a de receber cerca de 75 mil participantes durante o FSM2004, dos quais 10 mil seriam estrangeiros. Na mobilização internacional, o COI vai trabalhar em conjunto com o Secretariado do FSM e o Conselho Internacional, além das várias organizações do Grupo de Solidariedade Asiática, que se reuniu nos dias 1 e 2 de junho, em Mumbai. Próxima reunião do grupo acontece em Chennai, Índia, no dia 22 de agosto

Formato das atividades
Em relação ao formato, a proposta de metodologia para 2004 prevê as seguintes atividades: conferências, reuniões públicas, painel de debates, diálogos, mesas de discussão, seminários, oficinas, assim como testemunhos e eventos culturais.

Os temas amplos propostos para o FSM2004 são:

  1. Militarismo, guerra e paz
  2. Mídia, informação e conhecimento
  3. Democracia, ecologia e segurança econômica
  4. Exclusões, dignidade e direitos

O FSM2004 também prevê um Acampamento da Juventude e um Festival de Filmes. A proposta do acampamento não é a de ser um evento paralelo, mas sim a de sublinhar o papel significante desempenhado pela juventude no movimento global que afirma que um outro mundo é possível.

Já a proposta do festival é a de recolher, entre outubro e dezembro, filmes de curta-metragem de todo o mundo em torno dos temas amplos do FSM. Esse pacote de filmes será exibido não apenas durante o FSM2004, como também em atividades anteriores de mobilização para o evento em diversas localidades.

Comunicação e informação no FSM
O grupo de Mídia e Comunicação está preparando uma série de ferramentas para fornecer as informações gerais sobre o processo de preparação, lidar com o registro de delegados e atividades, informações sobre hotéis, entre outros. Já existe um site na Internet que está sendo atualizados aos poucos (www.wsfindia.org). Também serão preparadas conferências de imprensa em diversas cidades na Índia para anunciar o FSM.

Leia aqui a íntegra de documento sobre o processo de preparação do FSM 2004, preparado pelo Comitê organizador indiano, com a proposta inicial de metodologia e programa (em inglês).

Patrocinato da:

Fondazione Rosa Luxemburgo

Comune di Belém

wsfwww.agp.org | www.all4all.org