Convocatória do I Encontro Latino-Americano de Organizações Populares Autônomas

Here's the information and program regarding the autonomists meeting happening during the world social forum--one of the suggested meeting spaces in the message Uri sent along--R.J.

Convocatória do I Encontro Latino-Americano de Organizações Populares Autônomas:

Há 500 anos o povo latino americano resiste. Há 500 anos tentam calar a voz que vem das montanhas, do fundo da terra, do calor das fábricas, das ruas, dos muros, dos becos, dos barracos nos labirintos das periferias. Primeiro, os índios. De lança em punho e cabeça erguida, enfrentaram o colonizador. Os negros, rompendo as correntes, resistiram nos Quilombos. Os imigrantes pobres, explorados nas fábricas, enfrentaram os patrões e conquistaram seus direitos na marra. Hoje, o campo está em luta, a terra está grávida de esperanças. Argentina, Uruguai, Colômbia, México, Brasil... o povo de todo lugar está se erguendo e continua a batalha para expulsar daqui o colonizador, o imperialista e toda a forma de exploração que quer nos contaminar, quer que a gente fique doente também com seu vírus de ganância e opressão. Apesar de todo o nosso sofrimento, temos sempre encontrado formas de não dobrar a nossa espinha.

O jeito do povo fazer política e conquistar seus direitos sempre foi pela ação direta. Sempre foi se organizando e não deixando se contaminar com o poder burguês seja de governos ou patrões. O poder burguês não tem nenhum motivo para solucionar nossos maiores problemas, porque isto significa menos lucros para eles, isto significa mexer nas regras fundamentais de um jogo de poder onde o papel do povo é ser explorado e jamais reclamar.

"Porque na luta para que nos ouçam, o poder burguês tapa com canhões seus ouvidos.

(parte adaptada da 5ª Declaração da Selva Lacandona, EZLN, México)

Em toda a América Latina, a realidade está cada vez mais dura para os pobres. Ano que vem, mais um golpe do imperialismo virá para tentar nos dominar: a ALCA (Área Livre de Comércio entre as Américas). A nova etapa do capitalismo promete aumentar em 44% a pobreza no nosso continente em 2003 (dado da ONU), concentrando ainda mais a riqueza. Os governos latino americanos (Brasil, inclusive) estão comprometidos a pagar as dívidas internas e externas, dando cada vez mais poder ao FMI e Banco Mundial. Por isso, nenhum governo vai fazer as mudanças de que necessitamos: somente nós mesmos, organizados e em luta, vamos conseguir nos libertar.

Assim, estamos convidando a todos os movimentos, organizações de base e setores militantes que acreditam nas idéias e métodos baseados na:

DATAS: 25/01 (sábado) e 26/01 (domingo) de 2003

HORÁRIO: manhã, das 9 às 11:30 e tarde, das 14:30 às 17h.

LOCAL: Diretório Central dos Estudantes da UFRGS - Av. João Pessoa, n° 41, Centro. Porto Alegre/RS/BR

PROGRAMAÇÃO:

Horário Sábado
Domingo

MANHÃ
das 9h às 11h30

a.. Abertura
b.. Apresentação das organizações presentes
c.. Debate: Relação dos movimentos sociais com a política
a.. Debate: Conjuntura Latino-americana:
a.. ALCA e o avanço da intervenção militar dos EUA na Am. Latina;
b.. Crise: os pobres pagando a conta dos ricos.

TARDE
das 14h30 às 17h

a.. Oficinas simultâneas sobre os temas: Comunicação Comunitária; Moradia; Geração de Renda; Educação; Saúde; entre outros.
a.. Atividade cultural
a.. Debate: Propostas de articulação entre as organizações populares autônomas.
a.. Atividade cultural.

FICHA DE INSCRIÇÃO:

As inscrições deverão ser feitas até o dia 15 de janeiro de 2003 e encaminhadas à uma das entidades que convocam o encontro; pelo telefone (51) 484 5256 ou pelo email cmi.poaATterra.com.br .

Organização:

Atividades que desenvolve:

Número de delegados (solicitamos que não sejam mais de dez por organização):

Quais oficinas temáticas abaixo sua delegação pretende participar?

Comunicação comunitária ( )

Moradia ( )

Educação ( )

Geração de Renda ( )

Saúde ( )

Propõe outro tema? Qual?

Sua organização poderia oferecer uma oficina sobre um dos temas? Qual?

ORGANIZAÇÕES QUE CONVOCAM: Comitê de Resistência Popular da Vila Pontilhão - Gravataí, RS; Comitê de Resistência Popular da Vila Petrópolis - Porto Alegre, RS; Comitê de Resistência Popular da Restinga - Porto Alegre, RS; Comitê de Resistência Popular da Santa Isabel - Viamão - RS; Coletivo pela Universidade Popular e Centro de Mídia Independente de Porto Alegre.


wsf | www.agp.org | www.all4all.org