Fórum Social Mundial: Uma Crônica Policial

Por Chico Silva 29/01/2003 Às 07:59
http://www.midiaindependente.org/pt/red/2003/01/246704.shtml

nota sobre a ação truculenta da polícia do Sr.Governador do Rio Grande do Sul, ocorrida na noite de 27 de janeiro de 2003, em Porto Alegre , durante o Fórum Social Mundial.

Na tarde do dia 28 de janeiro, dia do encerramento oficial do Fórum Social Mundial 2003, uma comitiva composta por estudantes de comunicação social e cinema do Rio de Janeiro e de São Paulo, além de colaboradores do Centro de Mídia Independente, seguiram da Rádio Comunitária do Acampamento Intercontinental da Juventude até o Palácio do Governo do Estado do RS, a fim de buscar esclarecimentos sobre a repressão policial ocorrida na noite anterior na área externa ao Acampamento, próximo ao Anfiteatro Pôr-do-Sol, principal palco de shows do evento.

Segundo a Assessoria de Imprensa do Palácio, ninguém sabia do sinistro ocorrido. Seguimos para a Secretaria de Justiça, onde buscamos infomações sobre o desaparecimento de um menor, de 16 anos, que fora preso durante a represália policial , e encaminhado ao décimo andar do Fórum de Justiça, de onde por sua vez foi mandado para local não divulgado e detido por uma noite, sob a acusação de "atos obscenos". Segundo uma funcionária do Fórum de Justiça,o jovem foi solto ontem de manhã e encaminhado para sua delegação, do Rio de Janeiro , que partia no ônibus da UERJ. Soubemos também que o menor é estudante de uma escola técnica da área da Grande Tijuca.Ainda não sabemos se este jovem sofreu algum tipo de mal trato enquanto esteve detido.

O curioso dessa história toda é que ninguém da Coordenação de Comunicação do Acampemento se dispôs a noticiar o desaparecimento deste jovem, e mais sinistro ainda é saber que os jornais como Zero Hora e Correio do Povo também não deram atenção a este episódio.


wsf | www.agp.org | www.all4all.org