Repressão em Porto Alegre

Por CMI 28/01/2003 Às 00:00
http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2003/01/246621.shtml

28.01.2003 - No penúltimo dia do Fórum Social Mundial, cerca de 400 manifestantes foram duramente reprimidos pelas forças policiais, nas proximidades do Acampamento da Juventude. O número de presos e feridos todavia não é certo.

A manifestação, marcada para as 21 horas, teve como "inspiração", a repressão por parte da cavalaria policial a uma jovem mapuche, que tomava banho nua nos chuveiros do Acampamento. Os policiais forçaram-na a retirar-se do local e a vestir-se, desrespeitando assim a diversidade cultural presente em Porto Alegre. Insatisfeitos com o ocorrido, as pessoas marcaram um ato para ser realizado no período da noite, protestando contra a repressão que vem rondando o FSM ultimamente, e a favor do direito de ir e vir, garantido pela Constituição.

Após passarem pelos chuveiros centrais e tomarem banho nus/nuas dentro do Acampamento, os manifestantes dirigiram-se à Avenida Beira-Rio, onde o Batalhão de Choque e a Cavalaria os cercaram. Segundo pessoas presentes no local, a repressão começou com a detenção de um jovem negro, e dali em diante espalhou-se por todo o perímetro, atingindo profissionais de imprensa, comerciantes, e até crianças.

Fotos da manifestação dos pelados


wsf | www.agp.org | www.all4all.org