arquivos dos protestos globais
archives of global protests

MST Informa Urgente - nº 5 - 10/3/2003

Ano II - nº 5

segunda-feira, 10 de março de 2003

É hora de parar a guerra

Setor de Direitos Humanos - MST

Em 1º de março, representantes de diversos países do mundo participaram da Conferência Internacional contra a guerra. Eles se reuniram em Londres para avaliar as ações de 15 de fevereiro e pensar em novos atos para impedir que o ataque ao Iraque aconteça.

A seguir, leia a declaração firmada pela conferência:

Após o êxito sem precedentes do dia internacional contra a guerra, em 15 de fevereiro, anunciamos uma escalada de ações nas próximas semanas para tentar parar a guerra. Nós acreditamos que a guerra contra o Iraque é injusta com ou sem Resolução do Conselho de Segurança da ONU. Haverão ações diretas sobre instalações militares e para parar o transporte de efetivos militares. Serão realizadas pressões sobre parlamentares e representantes da ONU, greves estudantis e ocupações, ações nos locais de trabalho, criação de assembléias e consultas populares contra a guerra. Nestes momentos, cada dia é crucial para parar a guerra.

Em muitos países foram convocadas importantes manifestações coincidindo com 8 de março, Dia internacional da Mulher. Muitos países convocarão manifestações, protestos e ações de desobediência civil em 15 de março, em solidariedade com a Marcha de Washington até a Casa Branca. Na Europa, a data coincide com a reunião em Atenas, da Cúpula dos Ministros de Defesa da União Européia.

Em 21 de março, em todos os países do mundo onde seja possível, será um dia de ação solidária dos trabalhadores e trabalhadoras contra a guerra, com a realização de assembléias e variadas formas de ação. Em alguns países, estão se preparando greves, gerais ou parciais, contra a guerra. Se pede aos sindicalistas de base que multipliquem seus esforços para que os trabalhadores desenvolvam todas as iniciativas ao seu alcance contra a guerra, e aos sindicatos, seu apoio na convocatória de greves e mobilizações.

Avisamos aos governos que estão preparando a guerra de que, se ignoram a opinião do mundo e lançam um novo ataque contra o Iraque, se encontrarão com a mais firme das resistências. No dia do ataque convocamos protestos no centro de cada cidade e em cada povo do mundo. No sábado seguinte, acontecerão manifestações massivas em cada capital do mundo. Desta forma, pedimos para que cada pessoa, em qualquer parte do mundo, faça tudo o que seja possível para parar esta injustificável guerra.

Nosso pedido

Diante dos acordos realizados entre os comitês e movimentos sociais de todo o mundo e sabendo que só o povo unido pode parar essa guerra, o Brasil também precisa dizer não à Guerra. Desta forma, sugerimos que em todos os locais, nas ruas, igrejas, universidades, as pessoas se reúnam para preparar manifestações em 15 de março. Sugerimos que as mobilizações sejam em locais simbólicos, como as empresas norte-americanas.

Vamos fazer manifestações no maior número possível de cidades e comunidades do interior. Pedimos também para que esta convocatória seja divulgada no maior número possível de veículos de comunicação, para que possa atingir o maior número de pessoas.

Opine www.mst.org.br | Español | English

MST Informa URGENTE é uma publicação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Caso não deseje mais recebê-lo, envie uma mensagem para letraviva(AT)mst.org.br. Mais informações, entre em contato com semterra(AT)mst.org.br ou pelo telefone (55 11) 3361 3866.

MST | Brasil | FSM | www.agp.org