arquivos dos protestos globais
archives of global protests

MST Informa - nº 34 - 7/3/2003

Ano II - nº 34

sexta-feira, 07 de março de 2003

Campanha contra transgênicos ganha espaço em todo o mundo

Durante o III Fórum Social Mundial, realizado em Porto Alegre/RS, em janeiro de 2003, pessoas de todo o mundo se reuniram para debater e tentar solucionar os problemas sociais que afligem a população mundial como fome, guerra e opressão.

Aproveitando os debates sobre o tema, a Via Campesina Internacional lançou, em conferência para mais de 15 mil pessoas de todo o mundo, a campanha "Sementes: Patrimônio do povo a serviço da humanidade". A campanha se faz necessária para o combate à manipulação, ao monopólio e à imposição das sementes transgênicas. Também, em defesa dos agricultores, que por séculos cultivam diversas espécies de sementes.

A utilização de sementes geneticamente modificadas fere a soberania alimentar das nações de todo o mundo, já que os agricultores não podem produzir suas próprias sementes e são obrigados a consumir os insumos agrícolas das empresas produtoras dos transgênicos. Quem não tiver o direito de produzir e multiplicar sementes, jamais poderá produzir os alimentos que sua comunidade, seu povo necessitam. Não ter o direito de garantir a soberania alimentar, fará com que a população deste país seja permanentemente dependente e humilhada.

Os objetivos da campanha mundial contra os transgênicos são garantir a soberania alimentar dos povos, impedir a disseminação dos OGM's enquanto a comunidade científica não tiver condições de conhecer as conseqüências exatas do seu consumo e garantir e difundir a produção de sementes sadias e adequadas ao meio ambiente de cada região.

A campanha conta com algumas atividades que devem ser desenvolvidas junto a sociedade:

  1. Fazer propagandas nos veículos de comunicação e cartazes informando os perigos do consumo desses produtos e sobre a questão da soberania alimentar.
  2. Realizar manifestações próximas a locais símbolos da monopolização, como empresas transnacionais e redes de comida padronizada, como o McDonalds.
  3. Destruir lavouras de transgênicos como forma de denúncia à opinião pública.
  4. Realizar abaixo-assinados a serem enviados a FAO, Unesco e ao governo.
  5. Debater o tema em colégios secundários e universidades, visando o esclarecimento dos estudantes.
  6. Articular, junto a movimentos sociais, igrejas, ONG's e artistas, atividades que possam dar peso à campanha.
  7. Mobilizar apoio parlamentar para barrar o avanço e controle das empresas produtores de sementes transgênicas.

Breves

Encontro Nacional de Violeiros em São Paulo

Em 16 de março acontece o Encontro Nacional de Violeiros. O evento, que contará com a presença de violeiros de diversas regiões do país será no Sítio do Pau D'Alho, localizado no km 328 da Rodovia Alexandre Balbo (Anel Viário Norte, em frente ao Motel Miami). O dinheiro arrecadado com a venda da alimentação será destinado à estruturação do Assentamento Sepé Tiarajú, no Município de Serra Azul. A entrada será gratuita. Mais informações: mstsp(AT)mst.org.br

Dia Internacional da Mulher: luta, resistência e compromissos

De 5 a 10 de março mulheres agricultoras de vários Estados brasileiros acampam para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Bahia, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás, Pernambuco e Paraíba são alguns dos Estados em que as mulheres estão realizando manifestações. Debates, marchas, oficinas e atividades culturais estão sendo realizadas em torno de temas que envolvem desde a condição da mulher do campo na agricultura atual, devastada pela política do neoliberalismo, até a situação mundial na iminência de uma guerra.

Campanha nacional de plantio de feijão começa com festa em Goiás

Os sem terra realizaram, em 27 de fevereiro, uma festa para marcar o lançamento oficial da Campanha do Plantio do Feijão Safrinha, no Acampamento Che Guevara II, no município de Cocalzinho, em Goiás. Além do consumo pelos próprios agricultores, o feijão também se destina à comercialização, através da Ação da Cidadania. Os recursos obtidos com a venda do feijão serão investidos em diversas ações de combate à fome. A campanha é uma iniciativa da Ação da Cidadania (RJ), SINPAF (Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário), MST e MPA e faz parte do projeto Lavouras Brasil Sem Fome.

Cartas

Produtos transgênicos têm que ser testados por organismos sérios, nacionais, e só deverão ser liberados quando não houver dúvidas quanto as suas conseqüências à saúde dos homens e dos animais.
joelmiranda(AT)ddn.com.br

Boletins como esse que se encontram espelhadas a persistência e a confiança de um movimento que deposita sua força em um amanhecer mais justo para todos, acreditando nisso tomo a liberdade de distribuí-lo para várias listas das quais faço parte mas reservando todos os direitos autorais
Júlio Costa -juliovirtual(AT)yahoo.com.br

Grata pelas informações. Trabalho no Ensino Médio do estado do Paraná. Meus alunos e eu lemos e discutimos muito sobre a questão agrária. Nos últimos meses colocamos em pauta a Guerra de Bush. A contribuição de vocês será bem vinda. marlenemochi(AT)bol.com.br

MST Informa é uma publicação quinzenal do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, enviada por correio eletrônico. Edições anteriores. Sugestões de temas, artigos, formato: semterra(AT) mst.org.br. Incluir ou remover correios eletrônicos no cadastro do MST Informa.

Opine www.mst.org.br | Español | English

MST | Brasil | FSM | www.agp.org