S26archives of global protests • www.agp.org

26 de Setembro será o próximo dia de Acção Global contra o Capitalismo

Já há muitos grupos, por todo o mundo, a preparar este acontecimento, reconhecendo que o sistema capitalista, baseado na exploração das pessoas, sociedades e ambiente para o lucro de alguns é a causa principal dos nossos problemas ecológicos e sociais.

Entre os dias 26 e 28 de setembro, o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o BM (Banco Mundial) levarão a cabo a sua 55ª conferência anual em Praga, República Checa. Está a começar uma mobilização de massas para Praga. No dia 26 de Setembro, os povos do mundo expressarão a sua oposição ao BM e ao FMI e às suas políticas. Os povos do mundo ir-se-ão juntar numa expressão de solidariedade com os manifestantes em Praga.

Grupos europeus de base (no original, grassroots) encontraram-se, recentemente, e estão a planear uma mobilização europeia para Praga e uma acção descentralizada. A ideia tem sido discutida e apoiada por vários movimentos latino-americanos que, recentemente, se encontraram na Nicarágua. A "Aliança Nacional de Movimentos Populares", da índia, publicou uma declaração, ainda antes dos protestos de 16 de abril, em Washington, que podes ler aqui. Mais mensagens de todo o mundo estão na página Calls to action.

O Dia de Acção Global de 26 de Setembro (S26) decorre do sucesso dos Dias de Acção anteriores, de 18 de Junho (J18) e 30 de Novembro (N30) do ano passado e de 1 de Maio (M1) deste ano. Através destes dias, as nossas redes cresceram, aprendemos muito e vimos muita gente nova a entrar no movimento. O S26 continuará este processo de construção de um movimento de base (no original, grassroots) forte e criativo por uma sociedade em que as pessoas não exploram nem oprimem outras pessoas, comunidades e ambiente, por um mundo que se baseie na solidariedade, cooperação, democracia de base e sustentabilidade ecológica.

Tal como em ocasiões anteriores, gente de movimentos e países diferentes irão juntar forças, nesse dia, contra as instituições sociais, económicas e políticas do sistema capitalista, particularmente, contra o BM e o FMI.

Trabalhadores, desempregados, estudantes, sindicalistas, agricultores, sem-terra, pescadores, grupos de mulheres (no original, women groups), minorias étnicas, indígenas, pacifistas, activistas ambientais, ecologistas, etc. irão trabalhar solidariamente, compreendendo que as suas várias lutas não estão isoladas umas das outras.

A ocupação e transformação simultânea da ordem social do capitalismo, por todo o mundo - nas ruas, nos bairros, campos, fábricas, escritórios, centros comerciais, zonas financeiras, etc. - fortalecerão os laços mútuos, tanto ao nível local como aos níveis nacional e internacional.

Como anteriormente, este dia será organizado de uma forma não-hierárquica, como uma rede informal de movimentos de base que empregam formas de organização não-autoritárias, que lutam independentemente das instituições sociais, políticas e económicas do sistema capitalista e que procuram, através das suas acções, uma mudança efectiva. Cada evento ou acção será organizado autonomamente por cada grupo, enquanto coligações de vários movimentos podem ser formadas aos níveis local, nacional e internacional. Uma estratégia que se pode revelar útil, ao nível local, é a cooperação de vários grupos para a criação dum ambiente de festa e carnaval como base para as suas várias acções.

Exemplos de possíveis acções são: greves; manifestações; bicicletadas; carnavais; festas de rua; reclamar as ruas, terras estatais e prédios de escritórios para actividades não comerciais; marchas; música; dança; discursos; distribuição de panfletos; pendurar faixas; distribuição de jornais comunitários; teatro de rua; construção de jardins; oferta de comida; feiras de escárnio e maldizer; oferta de empréstimos sem juros à porta de bancos; acções de solidariedade; ocupação de escritórios; barricadas; apropriação e distribuição de bens de luxo; sabotar, destruir ou interferir com infra-estruturas capitalistas; apropriação da riqueza capitalista e sua devolução aos trabalhadores, declaração individual de independência em relação a governos capitalistas e autoritários; fazer conselhos comunitários de base e reunir à porta das Câmaras Municipais; criar alternativas económicas, como cooperativas de trabalhadores; promover alternativas económicas às companhias capitalistas; promover formas de organização comunitária de base, etc.

Se tu ou o teu grupo estão a planear juntar-se a este dia de acção, por favor faz com que o saibamos o mais rapidamente possível, de forma a facilitar a criação de uma rede e a comunicação. Há várias listas internacionais para discussões abertas e coordenação (ver Resources).

Uma lista de contactos internacionais é, regularmente, enviada para essas listas, de forma a facilitar uma rede de trabalho descentralizada e não hierárquica. De forma a teres o teu contacto nessa lista, contacta resistance@x21.org, indicando a) o país e o local onde planeias fazer a tua acção, além de outras informações que consideres úteis, como, por exemplo, b) o nome do teu grupo, coligação ou o teu próprio nome, c) os eventos ou acções que estão a ser planeados, d) o teu contacto postal, e) o teu endereço electrónico, f) nr. de telefone, g) nr. De fax, h) site da web.

Há muito a ser feito para que o S26 seja o melhor possível, dum ponto de vista local, nacional e global. Precisamos de divulgar informações sobre este dia ao maior número de grupos e movimentos que se possam identificar com isto. Precisamos de distribuir e partilhar materiais de propaganda, como folhetos e cartazes. E, em geral, é preciso partilhar as nossas experiências, pensamentos e ideias e precisamos de nos ajudar uns aos outros. Ao nível local, é preciso distribuir informações sobre este dia, assim como discuti-la. é preciso organizar encontros, planear acções, imprimir e distribuir folhetos, angariar fundos, partilhar conversas e gargalhadas.

O processo de construção do nosso movimento pode ser, e será, continuado através de outros Dias de Acção Global contra o Capitalismo, no futuro.

Qualquer pergunta ou preocupação sobre o S26 deve ser dirigida a outros activistas do grupo, da cidade, do país, ou das várias listas de correio electrónico, de forma a que todos nos possamos ajudar mutuamente. Não está ninguém a mandar, nem a mexer os cordelinhos. Será um evento radicalmente descentralizado e não hierárquico, que sairá inteiramente da nossa imaginação em cooperação e solidariedade uns com os outros.

PRECISA-SE: TRADUTORES!!!! Para permitir que exista informação sobre o S26 no maior número de línguas possível, especialmente, espanhol, francês, alemão, russo, árabe, holandês e chinês. Por favor contacta resistance@x21.org.

Mais informações em
http://go.to/s26 ou http://x21.org/s26


S26 calls | S26 | www.agp.org