back

WSF Porto Alegre - January 2005

next

WSF Porto Alegre 2004
WSF Porto Alegre - January 2005

Organizações Populares Autônomas se encontram em Porto Alegre
Por Resistência Popular 29/01/2005 às 00:29
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2005/01/305125.shtml

Organizações autônomas latinoamericanas se encontram em Porto Alegre, para preparar o III Encontro Latinoamericano das Organizações Populares Autônomas

Algumas das organizações sociais latino-americanas que lutam por autonomia e independência de classe se reuniram nesta noite, 28 de janeiro, em Porto Alegre. Resistência Popular, Comitês Populares, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Movimento de Unidade Popular e Sindicato dos Municipários de Cachoeirinha relataram suas experiências de luta e traçaram um panorama de sua situação atual. Além disso, a reunião foi um encontro preparatório para o III Elaopa, que acontecerá em La Plata, Argentina. O Elaopa, Encontro Latinoamericano das Organizações Populares Autônomas, tem por objetivo construir a unidade dos povos da América Latina.

Neste encontro preparatório já houve um consenso: o capitalismo avança trazendo desigualdades e excluindo cada vez mais os povos latinoamericanos. Seja na Amazônia, ou nos bairros de Buenos Aires, catando material reciclável no Brasil ou no Uruguai, a cada dia a opressão cresce e o sangue dos excluídos jorra para fora da América Latina.

Os princípios de solidariedade de classe, luta popular direta, democracia direta e autonomia orientam as organizações que se encontraram nessa mesa preparatória. E são esses conceitos que foram reafirmados como o único instrumento de libertação dos povos latinoamericanos.

O III Elaopa vai acontecer na cidade de La Plata, província de Buenos Aires, Argentina, de 11 a 13 de fevereiro de 2005. Desta noite em Porto Alegre ficou o desejo que o próximo Elaopa marque uma diferença de projetos: os de cima, que é arrancar o couro do pobre, do negro, do indígena, da mulher, do deficiente, do homossexual, da criança, do idoso latinoamericano como faz há mais de 500 anos, e o nosso, que resiste a essa opressão e que sonha na prática com a construção cada vez mais sólida do PODER POPULAR LATINOAMERICANO.

Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável e Resistência Popular
Organização da Mesa Preparatória do III Elaopa

wsf 2005wsfwww.agp.org (archives) | www.all4all.org

valid xhtml 1.0