AGP

Um Outono de Luta Global, Conectando os Movimentos pela Emancupação

[traduzido para português a partir da mensagem de "anarcho sando" <anarcho_sandoAThotmail.com>]

Apelo ao apoio e à solidariedade em torno das acções dos próximos meses por uma outra globalização, uma 'anti/contra-globalização anti-capitalista'.

http://www.emancipate.info/

UM OUTONO DE LUTA GLOBAL, CONECTANDO OS MOVIMENTOS PELA EMANCIPAÇÃO

"...O dinheiro-rei é apenas uma ilusão. O capitalismo é cego e bárbaro... Envenena a água e o ar. Destroí tudo. Diz de nós - Povo U'wa - somos loucos; mas nós preferimos continuar a ser loucos, se isso significa continuar a existir aqui, nesta nossa Terra-Mãe."

Declaração do povo indígena U'wa, após a companhia de petróleo Oxy os ter forçado da retirar do seu território. Colômbia, a 03 de Maio 2002.

As muitas mobilizações que terão lugar entre 16 de Set. e o fim do ano, apelam a todas as pessoas e movimentos para confrontarem o capitalismo, o militarismo, o racismo, o sexismo, o fundamentalismo religioso, a depredação ambiental e todos os controlos e limitações à liberdade de comunicação e de deslocação dos seres humanos.

Queremos encorajar-vos a conjugar quaisquer acções que ireis realizar durante este período com as nossas mobilizações e com todas as lutas contra a opressão. No caso de não terem previsto qualquer acção para os próximos meses, aceitem o nosso convite para acções solidárias.

Os 'Dias de Acção Global Contra o Capitalismo' desafiaram com sucesso a legitimidade de muitas estruturas centralizadas de poder. As redes anti-capitalistas afectaram a reputação e puseram a nu a violência proveniente de instituições e de acordos internacionais despóticos. Precisamos porém, de mais do que apenas acções contra instituições específicas, em ordem a minar todas as formas de domínio e de opressão.

O medo tem sido a arma principal que as elites globais utilizam para se auto-legitimarem e para fortalecerem o garrote nos pescoços de todas as pessoas pobres, ou não-brancas ou que estejam trabalhando pela mudança social. Se não conseguirmos confrontar e neutralizar esse medo, em especial no seguimento do 11 de Set., teremos que enfrentar uma transformação acelerada em direcção a um fascismo sem máscara, potenciado por interesses económicos poderosos.

As acções globais, autónomas, descentralizadas, conjugaram as nossas forças e a nossa criatividade pelo mundo fora, mas agora é tempo de conectar entre si os protestos e acções contra os aspectos específicos da malha de opressões, mostrando como estas estão interligadas.

Apelamos portanto, a que todas as pessoas que dão valor à vida e à liberdade, participem neste 'Outono de Acções Descentralizadas Contra a Opressão'.

Escolhemos esta temporada, iniciando-se a 16 de Setembro (mobilização camponesa na Colômbia) até final de Setembro (encontro de Salzburgo do FEM e encontro de Washington do FMI/BM), dos finais de Outubro aos princípios de Novembro (cimeira da ALCA em Quito) e desde 22 de Novembro (fim da cimeira da NATO/OTAN em Praga) até ao 'Dia Global da Desobediência' (21 de Dezembro, aniversário da insurreição argentina), para realizar essa experiência de intensa acção emancipatória global. Isto é apenas um dos muitos passos para aumentar, globalizar e interconectar as lutas, reforçando assim a construção das alternativas ao nível local.

Desejamos que este Outono de Acções contribua como incentivo às relações de mútuo apoio e ao alargamento de perspectivas após o 22 de Novembro.

Para que isto aconteça, estamos pedindo que:

http://www.geocities.com/CapitolHill/Lobby/3909/index/links.html
http://www.dualpower.net
http://www.spunk.org
http://www.infoshop.org
http://www.ainfos.ca


Informações Cronológicas | AGP