Peru em estado de emergência
Por Indymedia Peru 29/05/2003 às 01:54
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/05/255514.shtml

Queremos solução, não repressão!!!

Com a corda no pescoço tudo é possível...foi a resposta do governo e dos partidos políticos.

Os professores, os camponeses usuários de sistema de rega, o poder judicial e os trabalhadores da saúde estavam em greve no dia 27. 35 estradas se mantinham cortadas. O governo não dialogou com nenhuma das representações sindicais.

Entretando, a repressão era permanente em todos os departamentos do Peru. Como a polícia não foi o suficiente para controlar o que o governo queria, nem os partidos políticos podiam atribuir, nem sequer subornando às dirigências nem aos camponeses. Isso aconteceu nos dias da reunião do Grupo do Rio, quando os funcionários do Peru Posible - partido político de Toledo - que trabalham no ministério de agricultura, coacionaram aos camponeses sem terra de Cuzco e em Sacsayhuaman, sob o grosseiro argumento de que se não fizessem a titulação de suas terras, nada aconteceria. Nenhuma destas mobilizações e greves representa os partidos políticos que querem se fortalecer na reunião do Grupo do Rio. Ninguém pode levar água para o seu moinho. Então, pela tarde começaram os rumores da possibilidade de decretar Estado de Emergência.

Horas depois o sistema de "democracia", poderes e partidos políticos ordenava que o país passava a estar em SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA. As garantias constitucionais deixam de estar vigentes para "dialogar", as Forças Armadas "garantem" a segurança nacional - a polícia fica só para apoio, devido aos fortes rumores de que começaria, na semana seguinte, sua greve nacional - a metade dos departamentos do país estão sob custódia militar. Os temores do governo, a respeito de que possa acontecer o mesmo que na Bolívia, parece que tiveram seu peso.

A Junta Nacional de Usuários dos Diretórios de rega, que segunda e terça-feira cortaram com uma multidão as estradas para pedir satisfações ao governo sobre o ante-projeto de lei de águas do executivo que abre as comportas à privatização da água, levantaram a greve nacional por trinta dias, até que os direitos das pessoas voltem a ser respeitados neste país.


cumbre del grupo de río | imagenes | perú | www.agp.org