Relato do dia 28 de maio em Lima - Peru
Por Indymedia Peru 29/05/2003 às 03:07
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/05/255531.shtml

Emergência no Peru

Na madrugada começaram os aliciamentos... Pela panamericana sul, os militares, à medida que despejavam zonas bloqueadas pelos manifestandes, entregavam colchões e alimentos às pessoas que estavam a essa hora nas estradas. Como se chama isso? A panamericana norte ainda estava bloqueada. Ás 4 da manhã, com uma quantidade incrível de gases e em meio a gritos e pedradas a polícia tentava despejar essa zona. Por agora sob o controle da população local.

Ao meio-dia os trabalhadores da justiça tomaram o Palácio da Justiça, no centro de Lima. A polícia os correu de dento com jatos de água. A verdade é que o jorro de água "pinochito" era muito mais do que diz seu nome. Os manifestantes corriam escadas acima e a polícia roubava suas placas e bandeiras. Tudo ficou com os manifestantes no Palácio e os tombos do lado de fora. Sempre em pé, nunca de joelhos!!!!

Em Trujillo, ao meio-dia na praça de armas, os professores do Sutep já haviam dado uma volta na praça de armas. A polícia anti-motim reprimiu a segunda volta com gases. Um carro porta-tropas estava de um lado pda praça.

A professora Marlene Gonzales está presa na delegacia Ayacucho de Trujillo. Os professores estão rodeando a delegacia e ficarão lá até saber o que está acontecendo com a professora, que foi acusada de atentar contra a ordem de Estado de Emergência.

Em Chimbote, o grupo de operações especiais da polícia estava despejando aos usuários de sistema de rega que seguem bloqueando a ponte Carrizales. Tudo isso apesar de que a dirigência decidiu que a greve continua, até que termine o estado de emergência. A polícia reprimiu com gases os camponeses que desde os cerros lhes atiravam pedras.


cumbre del grupo de río | imagenes | perú | www.agp.org