archivos de los protestos globales
archives of global protests

Equador atrasa liberação de Gutiérrez
Por Correio Braziliense 22/04/2005 às 16:28
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2005/04/315103.shtml

Equador atrasa salvo-conduto do ex-presidente, que ficará em Brasília.

Equador não libera Gutiérrez

Da France Presse

22/04/2005

14h49 - QUITO (Equador) - O Equador deverá estudar com calma a concessão de um salvo-conduto para o deposto presidente Lucio Gutiérrez, asilado na embaixada do Brasil, disse nesta sexta-feira o chanceler Antonio Parra Gil. "O Brasil considera o ex-presidente um asilado, mas nós ainda não concedemos o salvo-conduto", destacou Parra Gil. Ele frisou que antes de o país tomar qualquer decisão, vai analisar a situação com cuidado.

"O Equador vai analisar todas as circunstâncias primeiro e só então tomar uma decisão. Todos sabem que a questão é delicada", acrescentou o diplomata, que assumiu o ministério das Relações Exteriores do novo presidente Alfredo Palacio. Parra Gil disse ainda que o Governo de Palacio está ciente de que a embaixada do Brasil em Quito se encontra sitiada pelo povo equatoriano, que pede uma punição para o ex-presidente.

O chanceler explicou que o problema básico é que 'o povo do Equador se cansou dos presidentes, que convertidos em verdadeiros traidores, pedem e conseguem asilos políticos'. O ex-chefe de Governo não poderá abandonar o país enquanto a administração de Palacio não lhe entregar o correspondente salvo-conduto.

Gutiérrez se encontra na sede diplomática brasileira, em Quito, junto com sua esposa e duas filhas depois que o Congresso decidiu, na quarta-feira passada, por sua destituição e conseqüente substituição pelo vice-presidente Alfredo Palacio.

O presidente deposto se refugiou na sede diplomática brasileira e o Governo de Luiz Inácio Lula da Silva lhe concedeu asilo. O ex-presidente tem um avião pronto para tirá-lo do país e à espera de que o Governo equatoriano lhe permita viajar para o Brasil.

Ex-presidente do Equador ficará em Brasília

Da Agência Brasil

22/04/2005

14h59 - Rio - O ex-presidente do Equador, Lucio Gutiérrez, ficará asilado em Brasília, numa casa cedida pelo Exército. A informação é do vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, que participou hoje, no Rio, das cerimônias comemorativas do Dia da Força Aérea Brasileira, na Base Aérea de Santa Cruz.

Alencar considerou normal o governo brasileiro aceitar o pedido de asilo de Gutiérrez. Segundo ele, a atitude do presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz parte da vida democrática e não compromete as relações diplomáticas do Brasil com outros países. O vice-presidente lembrou que o Equador passa por um problema político que vai se ajustar. Segundo ele, a concessão de asilo ao ex-presidente não significa intervenção brasileira nas questões políticas daquele país.

"Respeitamos os princípios da não-intervenção e da autodeterminação dos povos, mas o asilo deve ser dado sempre que pedido, desde que não haja problema maior ligado a alguma coisa que impeça, como o tráfico de drogas, o que não é o caso", acrescentou Alencar.

http://www.correioweb.com.br


ecuador | www.agp.org