archivos de los protestos globales
archives of global protests

Nota sobre o estado de emergência no Equador
Por ALER 18/04/2005 às 02:24
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2005/04/314023.shtml

Nota sobre o decreto de estado de emergencia no Equador

Hola a todos e todas:

Tanta bravura governamental e agora fica com o rabo entre as pernas.O gritado Estado de Emergência decretado à noite pelo Presidente Lucio Gutiérrez, nasceu morto.

Morto, porque ninguém fez caso desse decreto e as protestas se mantiveram num claro desafio dos cidadãos através da desobediência civil.Mas, como se uma morte fosse pouca, a Comissão Interamericana dos Direitos Humanos apresentou hoje na justiça equatoriana, recurso de proteção às garantias constitucionais.

O juiz do Tribunal 14 da Corte de Quito, aceitou o recurso e suspendeu a aplicação do Estado de Emergência para o Distrito Metropolitano de Quito. E como todo morto necessita funeral, a esta hora (16:30 horas do sábado) o Presidente acaba de anunciar a derrogação do Estado de Emergência. Foi a breve Vida, Paixão e Muerte de um decreto mal parido. A esta hora não param os rumores.

Um deles é que grupos governistas viajam a Quito com a finalidade de se enfrentar com a população opositora para terminar com as protestas.

É possível que isso aconteça, mas não será fácil para os amigos do regime sortear os milhares e milhares de pessoas que se mobilizam cada noite batendo panelas, estourando globos ou simplesmente batendo madeiras e tocando apitos e que ontem à noite permaneceram na porta de Rádio La Luna para evitar seu fechamento.Para amanhã está convocado o Congresso Nacional. Ai se radicará a discusãorelativa à Corte Suprema.

Gutiérrez está debilitado e um golpe ou arranhão poderia deixa-lo numa melhor madeixa. Para ali aponta a possibilidade de que Lucio emita um decreto destituindo o Congresso. Se o faz, se transformará num verdadeiro ditador .Veremos como vai a situação mais tarde.

Mario Villalobos
ALER Satelital

Agência Informativa Pulsar
**************************
brasil.pulsar@amarc.org
www.pulsar.amarc.org


ecuador | www.agp.org