Conflito no Chile, 200 Detidos!!!

by Olhos/AFP 1:28am Fri Aug 9 '02
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2002/08/33829.shtml

Estudantes se Rebelam

Sobe para 200 número de detidos no Chile

21:15 08/08 AFP

SANTIAGO, 8 ago (AFP) - A polícia prendeu em Santiago pelo menos 200 manifestantes depois que um ônibus foi incendiado no segundo dia de confrontos, informou o ministério do Interior.

"Mais de 800 pessoas foram às ruas protestar e quase 200 foram detidas", ressaltou o subsecretário do ministério do Interior, Jorge Correa Sutil.

As chamas começaram na parte posterior do ônibus, que na hora do atentado seguia pela Avenida Bernardo O'Higgins com poucos passageiros. Ninguém ficou ferido.

"Foram os estudantes. Eles a deixaram no ônibus e tocaram fogo", disse o motorista, bastante nervoso, enquanto os bombeiros tentavam controlar o incêndio.

Alguns passageiros garantiram ter escutado uma explosão antes do incêndio, enquanto outras testemunhas disseram que a bolsa cheia de combustível foi lançada contra o ônibus pelos manifestantes.

Centenas de adolescentes secundaristas participaram das manifestações em protesto pela alta de 10% no valor da passagem preferencial para estudantes nos transportes públicos.

Os confrontos desta quinta-feira explodiram na praça Baquedano, onde três jornalistas foram atacados pelos estudantes, que lançaram seu celular contra uma repórter de rádio.

Segundo o subsecretário do Ministério do Interior, Jorge Correa Sutil, cerca de 300 estudantes participaram dos protestos. "Apesar de ser um grupo pequeno, eles não puderam ser controlados nem por suas famílias, nem pelas instituições de ensino", frisou.

"Temos informes do serviço de inteligência sobre os que estão por trás destas convocações", acrescentou Correa.

Outro grupo lançou pedras contra aut[?]eis, a embaixada brasileira e o palácio Ariztía.Comente este artigo.


Chile | WB/ IMF | www.agp.org (archives) | www.all4all.org