arquivos dos protestos globais
archives of global protests

MST Informa - nº 29 - 19/12/2002

Ano II - nº 29

quinta-feira, 19 de dezembro de 2002

Até quando?

As celebrações de final de ano, pela tradição ocidental-cristã ou pela troca do calendário anual sempre nos remetem ao pensamento positivo e ao desejo de mudanças. Mudanças para melhor. Para que se possa ter justiça, igualdade e felicidade. Mas as mudanças necessárias em 2003 dependerão dos desafios que herdamos.

E aqui no Brasil

Equipe de Redação do Letraviva/MST Informa

Breves

Oito sem terra vão passar o natal na cadeia em Mato Grosso

Eles estão presos em Mato Grosso por mais de 160 dias sem nenhum elemento jurídico que prove o motivo da prisão. Nem mesmo as testemunhas de acusação os reconheceu. Já o juiz de Mirassol do Oeste passará em alguma praia no nordeste do país. Desta forma, fazemos um apelo a toda sociedade que continuem enviando mensagens exigindo a liberdade desses trabalhadores/a rurais inocentes.

              Fórum da Comarca de Mirassol D'Oeste
              Juiz: Luís Augusto Veras Gadelha
              fax: (65) 241-1391
              mirassolATtj.mt.gov.br

Sem Teto precisam de ajuda em São Paulo

Sob um temporal enorme, as famílias do Acampamento Carlos Lamarca, foram expulsas pelo Governador Geraldo Alckmin de Osasco para Guarulhos.

Os moradores tiveram grande parte de seus pertences destruídos pela repressão e pela chuva.

Agora eles estão precisando, urgentemente, de toda ajuda possível: cestas básicas, roupas, calçados, cobertores, colchonetes, lonas, medicamentos, material cirúrgico, material de limpeza (sabão, detergente etc), de higiene (sabonete, papel higiênico, absorventes, escova de dente e creme dental etc.) e de construção (pregos, arames, madeiras, etc.).

Além da urgência acima, as crianças precisam de material escolar (caderno, lápis, canetas, borrachas, livros etc). Lembrando que o Natal se aproxima e que as crianças gostariam muito de ganhar brinquedos.

Contamos com todas as formas de ajuda. Também é muito importante fazer uma visita ao novo Acampamento para que os acampados sintam que não estão sozinhos.

Como chegar lá: pela Via Dutra, sentido São Paulo - Rio de Janeiro, do lado direito, km. 206 - Guarulhos, Bairro Jardim Aracília.

Ponto de referência: passando o posto da Polícia Rodoviária e a Fábrica da Ypiranga, entrar na 1ª à direita - fábrica da Panco.

Locais para entrega de doações: Sindicato dos Trabalhadores da USP (3091-4380 ou 3815-2660), Instituto Mário Alves (3159-0233 ou 3159-2532).

MST reocupa fazendas no extremo sul da Bahia

Cerca de 180 famílias de trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra reocuparam em 18 de dezembro a fazenda Canadá, de 1469 hectares, localizada no município de Mucuri. A reocupação ocorreu após três meses do sétimo despejo das famílias do local, que vem sendo ocupada desde 1998. Essas famílias se sustentam com as lavouras que cultivam nessa região.

A situação é muito tensa no local. Pistoleiros dos fazendeiros receberam a tiros as famílias durante a reocupação. Há a informação de muitos feridos na área. Mas, no momento, ainda não se sabe a gravidade do conflito.

Apesar da fazenda ter sido vistoriada e declarada improdutiva pelo INCRA, a proprietária recorreu na justiça, impetrando mandato de segurança. A direção regional do MST reafirma a determinação em retomar as áreas de cultivo dos trabalhadores que há quase cinco anos sobrevivem na região.

Também foi ocupada, na noite do dia 17, a fazenda Boa Esperança, no município de Mucuri, por cerca de 60 famílias sem terra. A fazenda é constituída por mais de 300 hectares de áreas devolutas do Estado que vêm sendo griladas por fazendeiros da região. O MST reivindica que essa área devoluta seja regularizada e entregue às famílias sem terra.

Opine www.mst.org.br | Español | English

MST Informa é uma publicação quinzenal do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, enviado apenas por correio eletronico, com análises da luta pela Reforma Agrária e do MST. Se tiver sugestões de temas, artigos, formato, por favor nos envie. * Caso queira incluir outros amigos no cadastro ou não deseje mais recebê-lo, escreva-nos. letravivaATmst.org.br

MST | Brasil | IMF/WB | AGP/PGA