arquivos dos protestos globais
archives of global protests

MST Informa - nº 18 - 4/8/2002

Ano I - nº 18

sexta-feira, domingo, 4 de agosto de 2002

A Alca e a crise de destino

*Ricardo Gebrim

Quando os representantes das treze colônias da América do Norte reuniram-se pela primeira vez para rejeitar as novas propostas alfandegárias da metrópole, jamais poderiam imaginar as conseqüências deste ato. No final do século XVIII, a Inglaterra era a nação mais poderosa do mundo, dotada de uma armada invencível e ninguém ousava desafiá-la.

Naquele momento, houve uma encruzilhada histórica. A decisão daquela geração definiu o destino dos Estados Unidos da América.

Este não foi um episódio isolado. A história está repleta de situações como esta. Cada período de crise profunda proporcionou um rearranjo da ordem mundial. Antigas colônias emergiram como poderosas nações e impérios invencíveis retrocederam a situações coloniais. São momentos de riscos e possibilidades.

Não é qualquer crise que gera tais possibilidades. Resta saber se a atual crise, que apenas começa a se instalar, questionará nosso destino.

A estratégia dos EUA para nosso continente impõe a construção da Alca. Trata-se da expansão e radicalização do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta). Na prática, a Alca possibilitaria a total desregulamentação das economias latino-americanas e, conseqüentemente, a anulação do papel dos estados nacionais.

Se a Alca se viabilizar, qual será o destino do Brasil?

Podemos afirmar com segurança que nossa economia estará definitivamente voltada para um centro econômico matriz, estaremos desprovidos de moeda própria, sem uma política econômica autônoma e submetidos a centros externos de decisão jurídica. Em outras palavras, nos enquadraremos na definição clássica de uma colônia.

Nação ou colônia? Caio Prado Júnior nos ensinou que todo povo tem na sua evolução, vista à distância, um certo "sentido" histórico.Em nosso caso, nascemos colônia e nosso sentido de futuro tem sido dado pela capacidade de transformarmos aquela "não-nação" original em uma nação.

Portanto, estamos diante de uma crise de destino. Da nossa capacidade em impedir a Alca nos próximos anos dependerá o papel que ocuparemos em um novo período histórico.

Esse é o nosso grande desafio: construir um poderoso movimento de massas que inviabilize a Alca. Não será uma campanha fácil. Teremos que conscientizar, mobilizar e organizar milhares de lutadores populares nos próximos anos.

O Plebiscito Nacional é apenas o começo. Será o grande instrumento pedagógico para que o povo se insira no centro deste debate. Todo militante poderá montar uma urna e recolher votos. Todos poderão participar.Será uma oportunidade ímpar para despertar a consciência anti-imperialista, organizar os lutadores populares e debater com o povo a necessidade de construir uma alternativa.

A luta contra a Alca exigirá paciência e ousadia, mas possibilitará a mais importante vitória do povo brasileiro: nossa segunda e definitiva independência.

* Ricardo Gebrim é integrante da Coordenação Nacional do Movimento Consulta Popular.

ALCA

Breves

Sem Terra são presos em Mato Grosso

Em 29 de julho foram presos oito trabalhadores rurais sem terra em Cáceres (MT). A ação ocorreu após a mobilização dos sem terra, que fecharam uma rodovia federal na tentativa de conseguir alimentação para os acampamentos. Diante da falta de política do governo para o campo, a realidade dos acampados é dramática. Envie mensagem exigindo a libertação dos seguintes trabalhadores rurais: José Maria Martins, José Francisco dos Santos, Geraldo Camilo Pereira, Mauro Bento Farias, Gumercindo Rodrigues de Oliveria, Alberto Gonçalves de Oliveira, Genadir Viera(Axé), Ana Maria dos Reis(Teca).

Delegacia Municipal de Cáceres: dr. Expedito, 55 - 65 - 223 1953/1667; Secretaria Estadual de Segurança: dr. Benedito Corbelino, 55 - 65 - 613 5500/5502

Jovens sem terra realizam encontro em Sergipe

A juventude dos Assentamentos 8 de Março e Dandara e do Acampamento Tinguim participou em 27 de julho de encontro de jovens da regional Metropolitana - micro Riachuelo. O evento ocorreu no Assentamento 8 de Março, em Itaporanga D'Ajuda. Em agosto acontecem encontros de jovens em Carira, dia 17, e Simão Dias, dia 18, e Japaratuba, dia 24.

Perguntas para o plebiscito Nacional sobre a Alca

De 1 a 7 de setembro, todos os brasileiros podem procurar a urna mais próxima a sua casa para dizer não a Alca. As perguntas são:

  1. O governo brasileiro deve assinar o tratado da Alca?
  2. O governo brasileiro deve continuar participando das negociações da Alca?
  3. O governo brasileiro deve entregar parte de nosso território - a base de Alcântara - para controle militar dos EUA?

Opine www.mst.org.br | Español | English

MST Informa é uma publicação quinzenal do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, enviado apenas por correio eletronico, com análises da luta pela Reforma Agrária e do MST. Se tiver sugestões de temas, artigos, formato, por favor nos envie. * Caso queira incluir outros amigos no cadastro ou não deseje mais recebê-lo, escreva-nos. letravivaATmst.org.br

MST | Brasil | IMF/WB | AGP/PGA