arquivos dos protestos globais
archives of global protests

MST Informa - nº 19 - 19/7/2002

Ano I - nº 19

sexta-feira, 19 de julho de 2002

O mundo às vésperas das eleições presidenciais no Brasil

*Emir Sader

O que caracteriza a situação internacional desde o ano passado é a entrada numa zona de turbulência pela conjunção entre o esgotamento do ciclo expansivo da economia norte-americana e a virada da política norte-americana para uma linha violenta de ofensiva.

A década de 90 esteve marcada pela expansão da economia dos EUA, pela ideologia do livre comércio e do consumismo, identificados com o governo Clinton, Davos, Mc'Donalds, Microsoft e a ideologia de uma "nova economia", que nunca mais entraria em crise. No seu conjunto, a expansão econômica e o discurso ideológico que a acompanhou consolidaram a nova forma de ideologia no mundo pós-guerra fria, o mundo de uma única super-potência imperial.

Essa expansão se esgotou no ano passado. Ao mesmo tempo, com os atentados de 11 de setembro, os EUA substituíram o slogan da ideologia do livre comércio e da desregulação econômica e financeira, pelo da luta sem trégua contra o terrorismo. Assim, passaram a pautar sua ação pela guerra contra o que eles consideram terrorismo sem qualquer compromisso com qualquer forma de legalidade ou institucionalidade internacional. Se a guerra do Golfo foi levada a cabo em nome da ONU e a da Iugoslávia em nome da OTAN, a do Afeganistão foi levada adiante pelos EUA diretamente, sem qualquer outro limite que a capacidade auto-assumida de retaliar quem ele decida que seja responsável por agressões - existentes ou potenciais - contra seu território e seus interesses. Dessa forma está anunciado o ataque ao Iraque, mesmo sem provas ou adesão de aliados internacionais. Estes passaram a ser valorizados conforme sua capacidade de fortalecer a capacidade de guerra norte-americana. Assim Rússia, China, Paquistão e Israel tornam-se aliados importantes, diminuindo, nesse sentido a importância da Europa e para níveis mais baixos ainda a América Latina ou o Japão.

O tema energético define o mapa das intervenções prioritárias dos EUA. Praticamente todos os principais focos de conflito atuais tem o componente energético, quase sempre o petróleo e/ou o gás: Afeganistão, Colômbia, Venezuela, Oriente Médio, Argentina. O governo Bush, por seu lado, tem nas grandes empresas petrolíferas, originárias do seu governo no Texas, um dos seus pilares. A renovação da aliança com a Rússia deve ser vista nesta ótica, a de tornar relativamente independente a dependência petrolífera dos EUA do Oriente Médio e, em particular, do seu vacilante aliado principal nessa zona, a Arábia Saudita.

Clique aqui para baixar o artigo inteiro (em pdf - 48 kb)

Emir Sader é especialista em América Latina e Professor da UERJ e USP

Breves

Pataxó Hã Hã Hãe é assassinado

Na madrugada de 18 de julho, pistoleiros comandados pelo fazendeiro Valdir Alves mataram a tiros o líder indígena Raimundo Sota, na fazenda Braço da Dúvida, região de Taquari, município de Pau Brasil, Bahia. A fazenda, invadida por Alves, havia sido retomada recentemente pelos índios Pataxó Hã-Hã-Hãe.

Esta foi uma morte anunciada. As lideranças Pataxó Hã-Hã-Hãe vem solicitando a um bom tempo que providências mais enérgicas fossem tomadas, mas as denúncias e os pedidos foram relegados a segundo plano, incentivados e animados. Assim, a cidade de Pau-Brasil voltou a se tornar uma terra sem lei, a não ser a lei do mais forte. As informações são do CIMI (Conselho Indigenista Missionário)

MST é notícia na África do Sul

O South African Mail and Guardian, em 5 de julho, publicou matéria de Jan Rocha sobre a importância do MST para diminuir a fome e a pobreza no país. A reportagem mostra também a luta do MST pela soberania alimentar, contra os transgênicos e para produzir sem agrotóxicos. leia a reportagem (em inglês)

Assine as publicações do MST

Além deste boletim quinzenal, você pode se informar sobre as ações, lutas e conquistas do MST mensalmente através do Jornal Sem Terra e bimestralmente pela Revista Sem Terra. Há também, artigos sobre a conjuntura nacional e internacional, entre outros. Mais informações, escreva para assinaturasATmst.org.br.

Opine www.mst.org.br | Español | English

MST Informa é uma publicação quinzenal do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, enviado apenas por correio eletronico, com análises da luta pela Reforma Agrária e do MST. Se tiver sugestões de temas, artigos, formato, por favor nos envie. * Caso queira incluir outros amigos no cadastro ou não deseje mais recebê-lo, escreva-nos. letravivaATmst.org.br

MST | Brasil | IMF/WB | AGP/PGA