arquivos dos protestos globais
archives of global protests

MST Informa - nº 18 - 5/7/2002

Ano I - nº 18

sexta-feira, 5 de julho de 2002

Participação popular na eleição presidencial

*Plínio de Arruda Sampaio

Toda eleição para Presidente da República é uma tomada de decisão nacional importante. A maioria dos eleitores não tem consciência disso porque o sistema de propaganda eleitoral das classes dominantes faz com que o povo discuta detalhes sem importância para o que vai ser decidido. Por exemplo, um montão de papel está sendo gasto para discutir o grau de estudo do Lula, a religião ou o ateísmo de FHC, a combinação inconveniente dos nomes dos candidatos do governo que soa como Serrairrita. Nada disso tem a ver com a decisão que será tomada em novembro e, no entanto, esta decisão depende do resultado das urnas.

Se um dos eleitos for Serra, Garotinho ou Ciro Gomes, a situação do país não vai mudar em nada. Os três, em graus diferentes, pretendem continuar o projeto de modernização conservadora de FHC. Dizem que atraindo capitais estrangeiros; liberando a entrada e saída de produtos e investimentos; reduzindo a intervenção estatal na economia; pagando rigorosamente o que o FMI considerar como dívida externa do Brasil, será possível dar emprego, salário, moradia, reforma agrária, educação e saúde para todos os brasileiros. Em uma palavra: dizem que é possível modernizar o país sem alterar sua estrutura social e sem mudar o poder político. Serra declara esta posição explicitamente. O mote de sua campanha -"continuidade sem conti-nuísmo" - significa que pretende introduzir modificações de forma e não de conteúdo na política de FHC.

Mudanças no modelo econômico

Se o Brasil vier a sofrer outros quatro anos de aprofundamento do neoliberalismo, será mais difícil e penoso reconstruir o que está sendo destruído. Daí a importância da proposta alternativa consistente no Programa do Lula. Esta proposta consiste em mudar o eixo da política econômica, colocando a prioridade na oferta de emprego, no crescimento do mercado interno e no pagamento da dívida social. Tudo o mais, inclusive a questão da dívida externa (cujo pagamento ou não vai depender de um plebiscito) e a modernização dos padrões de consumo das classes ricas se subordinará às três grandes prioridades acima referidas. Para atendê-las, será necessário realizar uma verdadeira Reforma Agrária, uma reforma urbana e uma política decidida de retomada da industrialização. "Terra, Teto e Trabalho" sintetizam os objetivos deste Programa.

O único dos candidatos que tem condições de implantar este modelo alternativo é o Lula, pois as prioridades mencionadas constituem programa do PT, desde sua fundação.

À medida que as chances de vitória de Lula parecem aumentar, aumentam na mesma proporção as pres-sões para o rebaixamento dos objetivos e prioridades do programa petista. Quando os bancos estrangeiros fazem o alvoroço que estão fazendo sobre o "risco" Brasil, caso o Lula vença o pleito, eles estão testando a seriedade do programa petista, inclusive para calibrar o ataque que vão fazer na campanha ao candidato popular.

Se o PT ceder a essas pressões e diluir seu discurso, perderá credibilidade. Mas, atenção! Se se mantiver firme, precisa preparar-se para a campanha mais agressiva que o Brasil já conheceu.

Participação popular

O Lula só poderá resistir a esse ataque se contar com a participação ativa dos seus militantes e dos movimentos populares na campanha eleitoral. Mas esta participação precisa ser bem enfocada. Não se trata de sair a reboque do que os marqueteiros querem que o Lula diga apenas aquilo que pode lhe dar pontos no eleitorado de classe média e entre os grandes empresários. Trata-se, isto sim, de levar aos eleitores os pontos básicos do Programa do Partido. Em outras palavras: completar a propaganda de caráter mais emocional que os marqueteiros irão levar a cabo na TV, nos outdoors etc. com o esclarecimento do verdadeiro significado da eleição do Lula, em termos de transformação social, de mudança do poder e de substituição do programa político de FHC.

Independência do MST

A posição de independência do MST na campanha enquadra-se perfeitamente, tanto na ideologia do partido quanto na ideologia dos movimentos populares. Desde a fundação do PT e do MST, lá no começo dos anos 80, ficou muito claro que um não é "correia de transmissão" do outro. Nem o PT comanda o MST e nem este comanda o PT. Nem para cá, nem para lá. Ambos, o partido e os movimentos, são indispensáveis para fazer a transformação política e social do país, mas cada um deve atuar autonomamente no seu campo. Em certos momentos, as ações podem ser conjugadas; em outros, cada um tomará o rumo que considera fundamental para atingir seus objetivos. Com maturidade e inteligência política, porém, pois, nestas alturas, ninguém está aí para "dar ouro pros bandidos".

*Plínio de Arruda Sampaio é ex-Deputado Federal constituinte, Promotor Público, Consultor da FAO, Professor Universitário, ex-Secretário Agrário do PT e diretor do jornal Correio da Cidadania. Artigo publicado originalmente no Jornal Sem Terra/ junho2002.

Breves

Sergipe: obras de irrigação não fazem sem terra desanimar

Após cinco anos de seca, o Assentamento Jacaré-Curituba está com a possibilidade de uma grande safra este ano, com produção de feijão, milho e sorgo. A área está localizada entre os municípios de Canindé do São Francisco e Poço Redondo, sertão sergipano. As obras do projeto de irrigação estão novamente paradas.Outra alternativa encontrada pelos trabalhadores rurais foi a criação de pequenos animais. Hoje existem cerca de 6 mil, entre cabras e ovelhas, e 2 mil vacas. Uma conquista das 666 famílias assentadas, que resistem à falta de política para a região.

Segundo a Odebrech, empresa contratada para executá-las, não existem recursos, 8 milhões de reais, para a conclusão da distribuição dos canais internos. A paralisação levou ao desemprego 450 trabalhadores. E gerou um clima de tensão no Assentamento, que reivindica a imediata conclusão das obras.

Chá orgânico produzido pelo MST pode ser encontrado na Europa

O chá mate orgânico, através de programas com entidades que promovem o comércio solidário, pode ser encontrado na Itália e Alemanha. Na Itália, por exemplo, mais de 250 lojas comercializam o chá produzido na região centro-oeste do Paraná por uma ervateria do MST. São enviadas para estes países cerca de 6 toneladas por ano. O brasileiro pode encontrar erva-mate, produzida pela mesma cooperativa, com a marca Produto da Terra.

Mais informações: 55 - 41 - 345-4225 - cca@bbs2.sul.com.br

Laboratório brasileiro não detecta transgênicos

A constatação foi feita pelo Greenpeace após ter testado o produto Mortadela Bolognella, da marca Perdigão, em 3 laboratórios diferentes. Enquanto o laboratório brasileiro Transigência Biotecnologia, de Belo Horizonte, não detectou a presença de soja transgênica no produto examinado, os testes realizados nos laboratórios Interlabor Belp Ag da Suíça e no laboratório DNA chips de Hong Kong, apresentaram resultado positivo, apontando a contaminação de 12% de soja transgênica Roundup Ready no produto.

Opine www.mst.org.br | Español | English

MST Informa é uma publicação quinzenal do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, enviado apenas por correio eletronico, com análises da luta pela Reforma Agrária e do MST. Se tiver sugestões de temas, artigos, formato, por favor nos envie. * Caso queira incluir outros amigos no cadastro ou não deseje mais recebê-lo, escreva-nos. letraviva@mst.org.br

MST | Brasil | IMF/WB | AGP/PGA