arquivos dos protestos globais
archives of global protests

MST Informa - nº 17 - 21/6/2002

Ano I - nº 17

sexta-feira, 21 de junho de 2002

Eleições e Soberania

*D. Demétrio Valentini

Mesmo em meio à pausa concedida pela copa mundial, não é possível que passem em branco as afirmações de George Soros sobre a situação do Brasil diante das eleições presidenciais de outubro.

Ele declarou, simplesmente, que o sistema financeiro mundial já escolheu o futuro presidente do Brasil. E tem que ser o escolhido deles se o país quiser evitar o caos. Sem nenhuma cerimônia nem constrangimento, explicou que "no capitalismo global só votam os americanos, os brasileiros não votam". Justificou sua afirmação dizendo que assim era também no Império Romano, esclarecendo que "na Roma Antiga só votavam os romanos", as províncias não votavam.

Portanto, segundo este ilustre "megainsvestidor" ou "megaespeculador", representante típico do novo império dos poderosos que enriqueceram colhendo lucros fabulosos da crise financeira em que se encontram países estrangulados pela dívida, nós não teríamos mais nada a fazer em outubro. As eleições brasileiras não seriam para valer, não mudariam nada, só teriam como justificativa ratificar uma decisão já tomada pelos senhores do império, e cumprir o ritual de vassalagem dos escravos dos tempos de Roma, de que a história registra alguns requintes de crueldade. Sabemos, por exemplo, que os condenados à morte precisavam passar diante de César e reverentes, se prostrar diante dele, em macabra liturgia que continha a famosa expressão: "Ave, Caesar, morituri te salutant" . Faltaria a justiça eleitoral exigir dos eleitores que trouxessem esta frase como senha, em latim mesmo, ou em tradução adaptada às circunstâncias: "Salve, Bush, os que vão morrer te saúdam!".

As declarações de George Soros nem mereceriam ser citadas se elas se reduzissem ao que não deixam também de ser: expressão de prepotência e de arrogância de quem acha que o dinheiro compra tudo, até a dignidade dos povos e a soberania das nações.

Mas acontece que Soros não está sozinho. Ele é expressão de um sistema que aparenta neutralidade e que se justifica como fruto de uma realidade econômica irreversível, advogando para si próprio uma lógica determinista que estaria acima da liberdade humana.

Mas que, na verdade, é resultante de tramas muito bem urdidas, que aplainaram os caminhos para o capital financeiro gozar de toda proteção para agir segura e livremente, removendo todos os itens do arcabouço jurídico penosamente construído pelas democracias modernas de proteção ao trabalho e de defesa dos direitos humanos. Os especuladores acham que o que vale é só o dinheiro e advogam para ele cancha livre lucrar à vontade, mesmo que para isto se sacrifique a soberania nacional, como propõe Soros para o Brasil.

Ora, o assunto é sério demais. Ele exige um posicionamento dos candidatos. Pois a dignidade nacional urge que votemos em candidatos que são nossos, não dos americanos ou de outros especuladores. Um candidato eleito pelo voto dos especuladores internacionais não teria nenhuma legitimidade para governar o Brasil.

O assunto exige também um posicionamento do atual governo, pois a soberania nacional não pode estar comprometida por nenhuma dependência financeira. Assim como não se vende a alma ao diabo para fazer qualquer negócio, não se aliena a soberania de um país por motivos financeiros.

As eleições vão acontecer e queremos que sejam para valer. O alerta é imprescindível. Mais que nunca, será oportuno o Grito dos Excluídos, programado para a Semana da Pátria, com o lema providencial já escolhido acertadamente: Soberania não se negocia. Nenhum "Soros" especulador, nem outros "soros caseiros" têm o direito de nos impor qualquer candidato, seja ele quem for.

* D. Demétri Valentini é bispo em Jales/SP

Breves

Sem Terra do Noroeste de Minas Gerais não arredam o pé da luta

Cerca de 400 famílias sem terra reocuparam, em 14 de junho, a fazenda Vereda de Leitão, em Uruana de Minas. A área possui 1800 hectares, é improdutiva e com muita terra devoluta, que encontra-se em total abandono.

A fazenda já havia sido ocupada no início do mês de março. Após negociação com o Incra, as famílias saíram da fazenda e acamparam na beira da estrada. Como o Incra não cumpriu o prometido, as famílias voltaram a ocupar a fazenda. O clima é tenso. Com a reocupação, o trabalhador rural José Batista Tavares de Melo foi baleado pelo gerente da fazenda.

Solicitamos que enviem mensagens ao Iter (Instituto de Terras) para que as famílias possam avançar na pauta de reivindicações e ao mesmo tempo permanecer dentro da área para morar e produzir.

Iter
Marcelo Rezende
Fax: 55 - 31 - 3248-3511
Fone: 55 - 31 - 32483512

Manifesto contra a Entrega da Base de Alcântara aos Estados Unidos

Acontece na próxima segunda-feira, 24 de junho, ato de lançamento do Manifesto contra a Entrega da Base de Alcântara aos Estados Unidos. O evento ocorre no Teatro João Caetano, Rio de Janeiro, às 18 horas. É uma atividade da Campanha Nacional contra a Alca e contará com a presença de intelectuais, artistas, lideranças políticas, além de representantes de comunidades remanescentes de quilombos em Alcântara e de movimentos sociais brasileiros.

MST pra inglês conhecer!

Será lançado em 3 de julho, em Londres, o livro "Cutting the wire: the story of Brazil's Landless Workers Movement", pela editoa LAB (Latin America Bureau). O livro conta a história do MST e é ilustrado com fotografias de Sebastião Salgado e João Zinclair. Clique aqui para mais informações.

Opine www.mst.org.br | Español | English

MST Informa é uma publicação quinzenal do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, enviado apenas por correio eletronico, com análises da luta pela Reforma Agrária e do MST. Se tiver sugestões de temas, artigos, formato, por favor nos envie. * Caso queira incluir outros amigos no cadastro ou não deseje mais recebê-lo, escreva-nos. letraviva@mst.org.br

MST | Brasil | IMF/WB | AGP/PGA