arquivos dos protestos globais
archives of global protests

MST Informa Urgente!!! Campanha pela libertação dos presos políticos - 26/2/2002

Ano I - nº 2

terça-feira, 26 de fevereiro de 2002

Campanha pela libertação dos presos políticos

Dentro do governo "democrático" de FHC, cabe a prisão arbitrária de trabalhadores e trabalhadoras. Neste momento, 39 pessoas (25 no Pará e 4 em São Paulo) encontram-se privadas de suas liberdades, muitas sem saberem sequer o motivo da prisão.

No Pará, estão presos 14 trabalhadores Rurais Sem Terra, 6 trabalhadores sem teto e 5 integrantes do Movimento de Ocupação de Ananindeua. Os 14 sem terra que foram presos em Aurora do Pará, mesmo depois do parecer favorável do Promotor de Justiça pela libertação, a Juíza não mostrou nenhum interesse em conceder definitivamente a liberdade aos companheiros. A ação do Estado e da Justiça em relação aos Trabalhadores sem teto não é diferente. O tratamento que os 11 desabrigados receberam foi similar aos que os camponeses recebem se considerarmos a forma truculenta da polícia e as condições de arbitrariedade das prisões.

Na madrugada de 28 de janeiro a polícia invadiu o Acampamento Nova Canudos (em Iaras/SP). O policial João Nogueira Filho tinha em mãos uma lista com nomes de militantes do MST que "queria prender". O trabalhador Gonçalo Laurindo dos Santos foi torturado, ameaçado de morte e obrigado a indicar onde estavam esses militantes. Mesmo sem os mandados de busca e apreensão e de prisão, os policiais detiveram mais sete pessoas. Duas foram liberadas no dia seguinte.

Os trabalhadores foram mandados para cadeias em diferentes municípios, numa tentativa de desmobilizar as ações do MST pela liberdade dos companheiros. Inclusive, um dos militantes está preso na Penitenciária de Segurança Máxima de Avaré II. Apenas as pessoas condenadas e com sentenças definidas é que podem ficar presas em penitenciárias. Essa é apenas mais uma demonstração das arbitrariedades cometidas contra os trabalhadores.

Miguel da Luz Serpa, Daniel Costa de Albuquerque, José Carlos Pio e Gonçalo Laurindo dos Santos continuam presos. A liminar do pedido de habeas corpus foi negada por duas vezes. Agora um novo pedido de habeas corpus será encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.

Nosso pedido

Envie mensagens pedindo a libertação dos companhei@s.

1. No Pará:
Govenador do Estado do Pará
Almir Gabriel
Rodovia Augusto Montenegro, km 10 s/n
66820-000 - Belém/PA

fala governador

2. Em São Paulo
Governador do Estado de São Paulo
Geraldo Alckmin
Fone: (0055) 11 37453344
Fax: (0055) 11 37453621
correio eletrônico
Juiz da Comarca de Taquatinga do Norte
Fax: 081 37331133

Exigimos uma ampla Reforma Agrária e Urbana para que a Paz e a Justiça sejam restabelecidas e as e os trabalhadores possam viver dignamente.

Opine www.mst.org.br | Español | English

MST Informa é uma publicação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Caso não deseje mais recebê-lo, envie uma mensagem para letraviva@mst.org.br. Mais informações sobre estes caso,s entre em contato com o Setor de Direitos Humanos do MST sdh@mst.org.br ou pelo telefone (11) 3361 3866.

MST | Brasil | IMF/WB | AGP/PGA