brasil | arquivos dos protestos globais
archives of global protests | www.agp.org

Parte dos policiais não usou identificação durante repressão na Avenida Paulista
Por Bruno Bocchini e André Deak 08/03/2007 às 21:07 www.midiaindependente.org


A maior parte dos policiais militares da tropa de choque que entrou em confronto com manifestantes no protesto contra o presidente norte-americano George W. Bush na Avenida Paulista não usava tarjeta de identificação, como é obrigatório

São Paulo - A maior parte dos policiais militares da tropa de choque que entrou em confronto com manifestantes no protesto contra o presidente norte-americano George W. Bush na Avenida Paulista não usava tarjeta de identificação, como é obrigatório.

A manifestação fechou parte de uma das vias da Avenida Paulista. Ao se aproximar do Museu de Arte de São Paulo (Masp), os dois lados da avenida começaram a ser ocupados pelo excesso de pessoas. A Polícia Militar estima que seis mil pessoas estavam no protesto, enquanto os organizadores falam em 20 mil pessoas.

Na parte da frente da manifestação estavam mulheres, muitas delas em cadeiras de rodas. Os policiais se concentraram em uma rua perpendicular à Avenida Paulista e, assim que a manifestação começou a tomar o outro lado da avenida, impedindo a passagem de carros, teve início a confusã. A polícia disparou bombas de gás lacrimonêgeo e balas de borracha em direção às mulheres e sob a marquise do Masp, onde havia aglomeração de pessoas. Algumas pessoas foram atingidas e levadas, depois, para hospitais da região. Ainda não há estimativa do número de feridos. A PM informa que nenhum policial foi ferido.

A Ouvidoria das polícias militar e civil de São Paulo irá pedir a abertura de um inquérito na Corregedoria para questionar o comportamento da polícia. Segundo o ouvidor, Antonio Funari, a polícia "deveria se comportar como se comportou no ano passado durante a revolta da torcida do Corinthians no Pacaembu: conseguir o controle sem o uso de armas".

O coronel da Polícia Militar Aylton Araújo Brandão, um dos três comandantes da ação, disse que [as alegações dos policiais] "é que tiveram corpo-a-corpo com os manifestantes e, nesse momento, muitas das tarjetas caíram. Elas caem facilmente, é de velcro".

www.agenciabrasil.gov.br


brasil | www.agp.org (archives) | www.all4all.org