brasil | arquivos dos protestos globais
archives of global protests | www.agp.org

Ouvidoria da PM pedirá inquérito sobre ação de policiais na Avenida Paulista
Por André Deak 08/03/2007 às 21:32 www.midiaindependente.org


A Ouvidoria da Polícia do estado de São Paulo abriu expediente para questionar o comportamento da polícia na repressão de manifestantes que ocorreu hoje (8) na Avenida Paulista

A Ouvidoria da Polícia do estado de São Paulo abriu expediente para questionar o comportamento da polícia na repressão de manifestantes que ocorreu hoje (8) na Avenida Paulista. "Assim que temos notícia de alguma ação policial que resulte em ferimento, abrimos um expediente e encaminhamos para a Corregedoria", explicou o ouvidor Antonio Funari Filho.

Segundo o ouvidor, a polícia deveria ter se comportado como no ano passado, durante a revolta da torcida do Corinthians no Pacaembu: "conseguir o controle sem o uso de armas".

Um dos questionamentos será sobre a falta da tarjeta de identificação na maior parte dos policiais da tropa de choque - o uso é obrigatório. Mas também será pedida investigações sobre possíveis excessos por parte da polícia.

O coronel da Polícia Militar Aylton Araújo Brandão, um dos três comandantes da ação, disse que [as alegações dos policiais] "é que tiveram corpo-a-corpo com os manifestantes e, nesse momento, muitas das tarjetas caíram. Elas caem facilmente, é de velcro".


brasil | www.agp.org (archives) | www.all4all.org