arquivos dos protestos globais
archives of global protests

Preparativos de mobilizações contra o BID no Brasil
Sexta, 31 de Março de 2006 | www.radiomundoreal.fm download (MP3 • 908KB • 1:56 min)


Organizações sociais do Brasil protestarão neste fim de semana contra as políticas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que realiza em Belo Horizonte sua assembléia anual, na qual serão discutidos vários projetos de infra-estrutura energética para o conjunto dos países latino-americanos.

Os promovedores dos protestos contra a assembléia oficial do BID criticam que ela está promovendo a denominada Iniciativa de Integração da Infra-estrutura Regional Sul-americana (IIRSA).

A IIRSA foi aprovada por todos os presidentes da América do Sul numa reunião realizada em Brasília em agosto de 2000, e pretende integrar físicamente a Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Guyana, Paraguai, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Os mandatários concordaram nesse momento em que o objetivo central do projeto era o de "promover o desenvolvimento da infra-estrutura de transporte, energia e telecomunicações sob uma visão regional".

Segundo os opositores do IIRSA, a proposta dos governos promove a "extração intensiva" dos recursos naturais e é "funcional" à estratégia da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA).

O Movimento de Atingidos por Barragens (integrante da Vía Campesina Brasil) está realizando uma marcha de mais de 200 quilômetros para chegar neste sábado a Belo Horizonte e protestar "contra as políticas e projetos destrutivos" do BID.

Representantes do MAB prognosticam que nesta reunião do organismo de crédito "podem surgir novos projetos hidrelétricos", e alertam que seus possíveis impactos aumentarão o já importante número de famílias que têm sido afetadas.

Segundo eles, em Belo Horizonte será discutida a construção de um complexo de centrais hidrelétricas no rio Madeira, na região da Amazônia.

Os ativistas advertem que se esse mega-projeto for concretizado "milhares de famílias deverão abandonar seus territórios e se destruirão milhões de hectares da região mais rica em biodiversidade do mundo".


brasil | anti-bid 2002 | www.agp.org (archives) | www.all4all.org