arquivos dos protestos globais
archives of global protests

"Apagar o fogo das multinacionais"
Sexta, 24 de Março de 2006 | www.radiomundoreal.fm download (MP3 • 855KB • 1:49 min)


A visita do governador do estado do Paraná, Roberto Requião, ao espaço onde as delegações indígenas realizam suas atividades paralelas à oitava Reunião das partes do Convênio de Diversidade Biológica das Nações Unidas (COP 8) em Curitiba, converteu-se num ato de apoio e reconhecimento à luta das diversas nações originárias contra as multinacionais na América Latina.

Requião recebeu os comprimentos das diversas nações que chegaram até Curitiba e no momento em que era feito um rito ceremonial de boas-vindas -que consistiu em acender um fogo na terra- expressou que as nações indígenas reunidas ali deveriam realizar uma grande cerimônia da água para "apagar definitivamente o fogo das multinacionais" que agem na América Latina.

A delegação do governo do Paraná liderada por Requião foi apresentada no espaço das nações indígenas por Marcos Terena, diretor da dependência de Direitos Indígenas da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) para assuntos relacionados aos direitos dos povos originários.

Requião está levando a cabo uma gestão que pode se definir como muito sensível às preocupações meio-ambientais, tanto que o Paraná define-se publicamente como "a terra que resiste aos transgênicos".

Precisamente no dia da visita de Requião às delegações indígenas, firmou-se a regulamentação da lei estadual que obriga às empresas a etiquetar os alimentos produzidos em base a transgênicos e que são comercializados em todo o estado.

Se bem as nações indígenas têm tido alguma participação pontual na plenária da COP 8, todos os observadores e representantes de movimentos e organizações ecologistas que estão em Curitiba coincidem em chamar de ineficiente e hipócrita a participação dada aos povos originários pelo Secretaria do Convênio de Diversidade Biológica.


brasil | www.agp.org (archives) | www.all4all.org