arquivos dos protestos globais
archives of global protests

JORNADAS CONTRA A ALCA - Protestos em SP

by Ação Local por Justiça Global 4:53pm Wed Oct 16 '02 (Modified on 1:36am Thu Oct 17 '02)
http://brasil.indymedia.org/front.php3?article_id=39043

Começam as preparações para os protestos contra a ALCA em São Paulo. Mobilize-se! Nesse chamado, toda a programação da Marcha, Bicicletada, Festa de Rua, Treinamento de Ação Direta e muito mais!

JORNADAS CONTRA ALCA

A Ação Local por Justiça Global é um grupo de São Paulo, parte da coalizão da AGP (Ação Global dos Povos), existe desde Maio de 2000 e estuda a globalização e seus efeitos. No momento de sua criação, a intenção do grupo era conscientizar as pessoas dos efeitos negativos que as políticas do FMI e do Banco Mundial teriam em suas vidas, chamando-as para um ato de rua no mesmo momento da reunião dessas duas instituições que acontecia em Praga - República Tcheca, no dia 26 de Setembro de 2000.

O foco do grupo nesse momento é promover suas atividades para impedir a implantação da ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) e por isso tem investido numa grande campanha, paralela a que está sendo feita pela esquerda institucional no país.

O grupo elaborou para a campanha um site - www.contra-alca.org / www.alcaralho.org - e um jornal de 8 páginas que pretende compartilhar com outros grupos que queiram distribuir o material e fazer parte da campanha. As publicações - site e jornal - também podem ser utilizadas para elaboração de zines, outros sites, panfletos e tudo que não tenha fins comerciais. Além disso, o grupo tem feito palestras em vários locais do país, desde escolas secundaristas até eventos de hip hop.

Nos dias 31/10/02 e 01/11/02 o grupo está chamando, em conjunto com a CLAC (Convergência de Lutas Anticapitalistas) de Montreal no Canadá, uma ação continental e conjunta em repúdio à ALCA que estará sendo discutida e negociada pelos ministros dos países americanos nos mesmo dias, em Quito no Equador. Diversas ações estão sendo programadas em São Paulo:

MARCHA CONTINENTAL CONTRA A ALCA.
Marcha pacífica e criativa mostrando para o governo que não vamos permitir a implantação da ALCA.
* Quinta-feira, 31 de outubro, 14h00, em frente ao prédio da Gazeta, na Avenida Paulista (Av. Paulista 900, próximo à estação Trianon-Masp do metrô)
ATIVIDADES DESCENTRALIZADAS CONTRA A ALCA.
Grupos de afinidade vão ocupar as ruas de São Paulo com ações criativas para protestar contra a ALCA e educar a população sobre os seus efeitos.
* Sexta-feira, 1 de novembro, durante todo o dia
BICICLETADA CONTRA A ALCA.
Usuários de bicicletas, patinetes, skates e patins vão tomar as ruas de São Paulo em protesto contra a ALCA.
* Sexta-feira, 1 de novembro, 7h00 da manhã, na esquina da Paulista com a Consolação (Próximo à estação Consolação do metrô)
FESTA DE RUA CONTRA A ALCA.
Uma festa de rua com música eletrônica e dançante e apresentação de vídeos com depoimentos da luta de movimentos sociais de todo o continente.
* Sexta-feira, 1 de novembro, 18h00, na praça da República (Ao lado da estação República do metrô)

Para as pessoas de fora de São Paulo que não forem desenvolver algum tipo de atividade em suas respectivas cidades, seria interessante que participassem das atividades que estão sendo preparadas em São Paulo e que desde já começassem a se organizar com relação à estrutura necessária (transporte, estadia, etc...).

Com o intuito de preparar as pessoas para as manifestações, foi programado um treinamento de Ação Direta que será realizado no Espaço 9 - Av 9 de Julho 594 térreo - (Próximo à estação Anhangabaú do metrô) sempre das 19h00 (pontualmente) às 21h00 e cuja programação segue abaixo:

Para solicitar os jornais, entrar em contato, marcar palestras / debates ou qualquer outro assunto ou esclarecimento:
e-mail: infoATcontra-alca.org ou infoATalcaralho.org
Caixa Postal 217 - Cep: 01059-970 - São Paulo/SP

Ação Local por Justiça Global
www.contra-alca.org
www.alcaralho.org

* Reenvie esse chamado para @s amig@s e para as suas listas de discussão!


Brasil | ALCA | www.agp.org