arquivos dos protestos globais
archives of global protests

Mulheres contra a Alca Dia 12 de agosto

Mulheres em movimento

Feira de Informação das Mulheres contra a Alca Dia 12 de agosto

Na Praça Ramos de Azevedo, em frente ao Teatro Municipal

A partir das 10 horas

Queremos decidir o que é bom para nossas vidas e nosso país.

O mundo não é uma mercadoria. Nós mulheres também não!

Organização: Comitê Estadual da Marcha Mundial das Mulheres - São Paulo - Contato: (11) 3819-3876

marchamulheresATsof.org.br

página na internet: www.sof.org.br/marchamulheres
Imagens


A marcha no Brasil:

http://www.sof.org.br/marchamulheres/brasil/brasil.htm

Dia de Ação das Mulheres contra a Alca

Será realizado, no dia 12 de agosto, o Dia de Ação das Mulheres contra a Alca (Área de Livre Comércio das Américas). Nesta ocasião, mulheres de variadas entidades em movimentos estarão realizando panfletagens, falações e atividades culturais explicando o que é a Alca e seus impactos na vida das mulheres.

No dia 12 de agosto de 1983 foi assassinada Margarida Maria Alves, trabalhadora rural e líder sindical na Paraíba. No dia 12 de agosto de 2003 deve acontecer a segunda Marcha das Margaridas, organizada pelas sindicalistas rurais. Aproveitando a ocorrência de fatos importantes no 12 de agosto foi escolhida esta data para denunciar a nova estratégia de dominação imperialista dos Estados Unidos.

Uma reunião preparatória foi realizada no dia 21, e contou com a participação de algumas jovens do Centro de Mídia Independente e da ATTAC. A primeira idéia que surgiu foi fazer algo como uma feira, na Praça da República, com barracas que trabalhem o que é a Alca e os impactos na vida das mulheres. Será dado destaque ao ambiente da Alca que já estamos vivendo, com destaque para o tratamento do corpo das mulheres como mercadoria. Serão produzidos painéis com fotos e informações curtas, reprodução de pequenas mensagens gravadas e também gravar depoimentos das pessoas na Praça.

Alguns personagens, que estão todos os dias nas ruas, como o homem com a placa de compra-se ouro, o vendedor que estende uma lona com ervas medicinais, a estátua viva, o vendedor de passe, a cartomante, a cigana que lê a mão, serão interpretados refazendo as mensagens com denúncias contra a Alca.

Os aspectos que têm sido trabalhados nas oficinas relacionando a Alca à vida das mulheres são os seguintes:

Revista da Marcha Mundial das Mulheres

Você pode relembrar os momentos importantes da Marcha no Brasil nesta revista que traz ainda reflexões sobre a luta contra a impunidade nos casos de violência contra a mulher, pelo direito à saúde, o salário mínimo como política de distribuição de renda e o impacto da dívida externa e da ALCA na vida das mulheres. A revista custa R$1,00, mais as despesas de correio. Para adquiri-la, entre em contato pelo fone/fax 0xx11 3819 3876, email marchamulheresATsof.org.br


Brasil | ALCA/FTAA | IMF/WB | AGP/PGA