Mais uma visão do M11
by olho 4:51am Tue Mar 12 '02

brasil.indymedia.org

O encontro acústico com ManuChau, na praça onde foi o pau pela manhã, reanimou o animo das pessoas que estavam por ali mais cedo, mostrando que não estamos isolados

Apesar da enorme quantidade de policiais pelas ruas de fortaleza os protestos foram bem mais tranqüilos do que o esperado para este M11. Duais ações foram consebidas para hoje. A primeira uma assembléia popular e protesto pacífico num lugar afastado de onde o encontro tá acontecendo, numa comunidade atingida por um dos tantos projetos do Banco. A segunda uma marcha com os partidos e sindicatos de esquerda e mais um comitê de juventude. As bandeiras querendo aparecer na grande mídia, os sindicalistas pelegos e conformados em acabar o ato ao deparar com a barreira policial e a juventude dos vários lados tentando inovar. Ao dar de cara com a barreira policial os partidos titubiaram, queimaram bandeira dos EUA e fizeram o marketing no carro de som, tentando fazer tudo da maneira mais legal possível (como se isso existisse!!!) a juventude deu flores, fez roda e até tentou um modo de driblar a barreira do batalhão de choque, tentando ir por outro lado. Mas tudo terminou (como sempre aliás) com a repressão barata e sem sentido que eles (as forças do mal) adoram. A policia claramente não tinha o aval superior para dar muita porrada (um tapinha não doi!), portanto saciava sua sede sanguinária com as ameaças, helicópteros em vôos rasantes e cavalaria, criando o clima de tensão. Algumas poucas bombas de efeito "moral" e gás lacrimogênio foram usadas. A cavalaria logo seguiu junto ao choque para cima das pessoas e as acompanhou até que tudo se dispersasse. Como a quantidade de pessoas da juventude era pequeno, qualquer outra ação partindo dalí ficaria difícil. No final de tudo, ainda bem, ninguém se feriu sério. O movimento anticapitalista contra a reunião do BID é muito dividido (uma luxuria pra quem já conta com tão poucos manifestantes) e acabou prejudicando um maior sucesso das ações neste M11.

O encontro acústico com ManuChau, na praça onde foi o pau pela manhã, reanimou o animo das pessoas que estavam por ali mais cedo, mostrando que não estamos isolados, e que os protestos antibid em Fortaleza, conectam-se diretamente com estes que vão acontecer ainda este mês em várias partes do mundo.

BID Fortaleza

Acústico Manu Chao

BID Fortaleza

Anti-BID relatos | www.agp.org

valid xhtml 1.0