Manifestação Anti-BID 11/03
by Clayton Mendonça Cunha Filho 9:49pm Mon Mar 11 '02

brasil.indymedia.org

O que aconteceu em Fortaleza no dia 11/03, abertura oficial o encontro do BID

Hoje realizou-se em Fortaleza manifestação de protesto à presença do BID na cidade, assim como à forma como a população vem sendo tratada em detrimento ao bem estar dos banqueiros e empresários visitantes.

A concentração se deu na praça em frente ao jornal O Povo. Por volta das 10:30/11:00 da manhã, teve início a passeata, com destino ao local onde se daria a abertura do encontro do BID. A passeata pôde avançar até o Centro Cultural Dragão do Mar, onde um forte aparato policial barrava a passagem de quem quisesse prosseguir. Os manifestantes ficaram então reunidos ali mesmo, com discursos no carro de som, tremular de bandeiras e palavras de ordem.

Tudo corria calmamente até que uma ambulância com sirene ligada chegou ao local e quis passar. Em princípio, os policiais não pareciam dispostos a dar passagem, mas acabaram cedendo. Um estudante que encontrava-se falando ao microfone incitou os manifestantes a aproveitar e também forçar passagem, mas não foi atendido prontamente. Ainda levou um tempo até que, já acabados os discursos ao microfone inclusive de parlamentares cearenses, parecia ser o fim da manifestação de forma pacífica. Um grupo, então, tentou forçar passagem e alguém arremessou pedras contra os policiais, que então reagiram com bombas de gás e o que se viu foi uma correria que resultou na dispersão dos manifestantes.

Pela parte da noite, ainda ocorreu uma apresentação gratuita do cantor Manu Chao, no mesmo local em que pela manhã ocorreram os confrontos com a polícia. Apesar de um grande efetivo policial encontrar-se na área, pois ocorria ali um jantar entre o governador e participantes da reunião do BID, e da insistência do helicóptero da polícia em passar dando rasantes por sobre o local da apresentação, não houve confronto ou cenas de violência.

Anti-BID relatos | www.agp.org

valid xhtml 1.0