global action | archives | www.agp.org | www.all4all.org

1 DE MAIO MARCHA CONTRA O CAPITALISMO (SANTOS-SP)

Amigos/as e compas,
Segue abaixo um informe da Marcha Contra o Capitalismo, realizada neste 1 de maio, nas ruas de Santos e São Vicente, uma Marcha que foi organizada sem grandes estruturas, sem muito dinheiro, mas com muita vontade, rebeldia e poesia. Depois de décadas voltamos as ruas de Santos, que ja foi considerada a Barcelona brasileira e a agitar as bandeiras negras.

Essa manifestação foi marcante para todos/as nós que se envolvemos de corpo e alma, mas militáncia libertaria tem que ser feito assim mesmo, com muito tesão e rebeldia. No final da Marcha conheci um garoto de 12 anos, o Eric, parecia um anjo rebelde. O garoto nunca leu Bakunin, nem Malatesta, mas tinha uma lucidez e sabedoria incrível, porra, no fundo o garoto tinha era DNA anarquista, sem saber. Isso sem falar de outros « jovenzinhos » que estiveram com a gente lado-a-lado. Acho que essa mogada simbolizou bem o que foi a Marcha e deu gas para continuar na luta...

A partir das 11:30 horas os compas começaram a chegar das cidades da Baixada Santista e da Capital (cerca de 35 compas de fora, o número era para ser maior, mas a galera não tinha dinheiro para cobrir os gastos de transporte) e se concentrar em frente ao Mercado Municipal de Santos, com suas faixas e bandeiras. A marcha teve início às 13 horas, desta vez fomos pontual, com aproximadamente 120 pessoas, a maioria do campo anarquista, e mais algumas dezenas que foram se incorporando ao protesto durante a caminhada. Acredito que no auge mais de 140 pessoas participaram do protesto.

No início, a caminhada estava meio morna, mais foi ganhando ftlego na medida que mamos tomando as ruas. Diversos slogans foram gritados contra o capitalismo, a burocracia sindical e, principalmente, contra a farsa dos 500 anos do Brasil. Também foram entoadas canções anarquistas como a Internacional, As Barricadas e o Samba da Anarquia. Foram distribuídos 5 mil folhetos.

O visual da Marcha estava maravilhoso, com muitas bandeiras anarquistas e faixas. A maioria dos caminhantes estavam com camisetas que traziam mensagens anti-capitalistas, contra a farsa do descobrimento, prs Múmia Abu-Jamal etc.

A caminhada durou mais de 3 horas, num percurso de 12 quilómetros, de Santos a São Vicente.

Em frente ao Mc Donald's da Avenida Ana Costa, realizamos uma parada e varios gritos de repúdio foram pronunciados contra esse símbolo do capitalismo.

Na Avenida da Praia voltamos a parar, desta vez em frente de um monumento que homenageia Cristsóco Colombo. La alguns ativistas escalaram o monumento e colocaram bandeiras negras na cabeça do sanguinario e feito breves discursos.

Neste momento, aproveitando as sombras das arvores, os manifestantes resolveram parar para um descanso, beber agua e se alimentar, pois ninguém é de ferro e o sol estava castigando.

Depois de 40 minutos de descanso retomamos as ruas rumo a Praia da Biquinha, em São Vicente. La estava programado uma apresentação de grupos de Hip Hop, entre outros, mas por falta de estrutura, não conseguimos realizar o som de protesto.

Mas mesmo assim, a mogada do Hip Hop não desanimou e improvisou alguns rappers e uma performances de break. Tambim rolou uma roda de Capoeira Angola, que positivamente se transformou numa caractermstica das manifestações libertarias.

Durante toda a Marcha a polmcia militar acompanhou os manifestantes, mas ninguim se intimidou. Não houve nenhum tipo de repressão, a manifestação foi ati calma demais, neste sentido.

Por volta das 18 horas o ato chegou ao fim, com muita gente exausta, abragos de despedidas e com o gostinho de quero mais.

E vai ter, mas desta vez em São Paulo. A prsxima ação internacional do calendario libertario e da Ação Global dos Povos (AGP) sera em 16 de outubro (precisamos confirmar), em Praga (República Tcheca) quando estara acontecendo o Congresso 2000 do FMI e Banco Mundial, onde centenas de presidentes, banqueiros e altos executivos participarão deste evento macabro, que visa implementar e coordenar suas estratigias neoliberais assassinas para os prsximos anos.

Os compas da seção da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) da República Tcheca, FSA, ja estão se organizando ha mais de um ano para tentar « melar » tal congresso e langaram um slogan interessante: « A Internacional dos Trabalhadores contra a Internacional do Capital ».

Conversando com alguns compas de São Paulo, apss a Marcha, resolvemos construir desde ja uma ação de protesto em São Paulo, nesta data, em frente a Bolsa de Valores ou escritsrio do FMI. A idiia i organizar reuniues perisdicas ati outubro, se articular, promover « shows » para arrecadar fundos etc. A bola de neve ta crescendo e, hoje, se a galera anarca não deixar cair o bnimo, se organizar, deixar as picuinhas de lado, a gente coloca facil mais de 300 anarquistas (libertarios, anarco-punks, punks, sxe, independentes...) nas ruas de São Paulo. A hora i nossa, vamos chutar o pau da barraca!!! FODA-SE O CAPITALISMO!!!

Fique ligado que em breve estaremos realizando a primeira reunião e desde ja divulgue a idiia e seu interesse em somar forgas na construção libertaria e anti-autoritaria deste protesto contra o capitalismo.

Abaixo o FMI, Banco Mundial e OMC!
Morte ao Estado!
Viva a Autogestão!!!
Viva o espmrito de Seattle!!! Literalmente!!!
Quem fica parado i poste!!!
 
Moisio Rebougas
(Agjncia de Notmcias Anarquistas-ANA )
 
########################
#######################################
#######################################################
################################################################

1 DE MAIO DA CUT É UM FIASCO

Tive a oportunidade de antes de ir pra manifestação libertaria dar uma passada no « ato » da CUT (Central Única dos T...), realizado na Praga das Bandeiras, em Santos (SP). Foi mais uma « manifestação » (showmmcio) deprimente e burocratica. Parecia um ato da Força Sindical mas em menor escala: carro de som, milhares de folhetos, pagode e muito blablabla da « velharada », percebi que no « ato » dos burocratas o número de jovens i limitadmssimo, os caras ss juntam gente de meia idade pra cima e tudo, na maioria, bem empregados. I incrmvel, mas os caras com uma baita estrutura não conseguem juntar mais que 100 pessoas. No final tiveram que ir pra São Bernardo do Campo (ABC paulista), engrossar o « ato » eleitoreiro da CUT, que na minha avaliação foi outro fracasso. Ah, os tnibus eram de graga. E da-lhe imposto sindical! Que beleza!!! Os burocratas gastaram mais de 500 mil reais para organizar esse « ato » e não conseguiram juntar nem 20 mil pessoas (a previsão deles era juntar entre 100 e 120 mil pessoas). E olha que o Sr. Vicentinho (que tem cara de rato mesmo) teve amplo espago na grande mmdia para divulgar o « ato » eleitoreiro. O rato teve meia pagina na Folha de S. Paulo do dia 1 de Maio. I mole!

Os burocratas são tão « espertos » (na verdade oportunistas) que comegaram a organizar o « ato » (showmmcio) de Santos ha menos de 15 dias. O negscio i maquiar e aparecer. I ano eleitoral! Mas mesmo assim os burocratas não conseguiram mobilizar ninguim, ss os « chegados ».

Num dos folhetos que peguei no « ato » dos burocratas, estava escrito: « O Voto Decide - Neste ano temos eleição. Vamos votar para prefeito e vereador. O nosso voto é muito importante. Não da para trocar o voto por camiseta ou por falsas promessas. Voto não se troca. Com o voto mudamos a situação! Com o voto consciente colocamos os oportunistas para correr! ».

Que papo furado, vão lamber sabão!!! Acorda, « revolucionarios » de meia tigelas!!!

A tmtulo de curiosidade, em São Vicente e Cubatão também ocorreram « manifestações » na passagem do dia 1 de Maio.

Em São Vicente, o sindicato dos servidores públicos municipais promoveu uma festa, mas ss podia entrar quem estivesse em dia com o sindicato, ou seja com as mensalidades pagas. La dentro o trabalhador tinha direito ' churrasão e refrigerantes, a cerveja era ' parte. Cada filiado podia levar um acompanhante, mas desde que pagasse um valor de 2,00 reais.

I pra chorar ou rir?!?

Em Cubatão, uma figura que ja virou folclore na cidade, organizou uma caminhada de motocicletas para homenagear os trabalhadores.

I pra chorar ou rir?!?

Esses caras armam cada comidia de horror... Que beleza!!!

Falar da Forga Sindical e chutar cachorro morto. Vamos deixar « os meninos em paz ».

Moisio Rebougas (Agjncia de Notmcias Anarquistas-ANA)


M2K call & reports | global action | www.agp.org