archives of global protests - archives des protestations mondiales - archivio de los protestos globales

A verdadeira face do capitalismo

notícia colocada por: azine em 2001-07-22

Esta noite, a polícia invadiu os centros de imprensa (entre eles, uma escola). Havia muito sangue nas paredes e no chão, sinais de violência. Material destruido.
"Estão a prender-nos!", disse Vitorio Angioleto, porta-voz do GSF, antes de a comunicação ser interrompida pelo aparecimento da polícia, que está a identificar gente há mais de uma hora.

Entraram no primeiro e no terceiro piso do IMC, destruiram computadores, entraram onde a gente dormia.

É incessante a saída de jovens feridos da escola A. Diaz, destinada a centro de imprensa do GSF. Há muitos feridos, diz a cruz vermelha, a situação no edifício é mujito tensa. 20 sairam com a cabeça rachada. Quando os jornalistas perguntaram á polícia do que se tratava, obtiveram a resposta de que eram feridos dos dias anteriores. O sangue era fresco, como o eram as marcas nos braços e pernas.

São 52 os jovens feridos nos três hospitais genoveses, das escolas Diaz e Dehesas, onde entrou a polícia. Um jovem no Hospital S. Martino está em estado grave, apesar de apresentar melhorias.

A invasão da sede do GSF foi justificada pela existência de material destinado a ser utilizado em confrontos com a polícia, declarou o porta-voz da polícia de Génova. Segundo dizem, encontraram 2 cocktails molotov, barras de ferro, alguns bastões, doze facas, matracas.

A Radio Gap diz que a polícia sabia exactamente que computadores e que diskettes queria. A sede do centro de imprensa do GSF está totalmente destruida, dizem que o chão está cheio de sangue e que, durante as identificações, não deixaram passar os jornalistas nem os advogados.

O assassínio do jovem activista, a invasão do centro de imprensa, o fecho de espaços públicos da cidade e a falta de liberdade de circulação entre países da UE, estão a mostrar a verdadeira face do capitalismo.

O serial killer Geroge Nush Jr., amplamente envolvido no negócio petrolífero, responsável por 80% das guerras no nosso século; Berlusconi, um bem conhecido gangster dos media... Quem confiaria nesta gente para conduzir o mundo?
Nem mesmo a liberdae de expressão será admitida. Viste o sangue nas fotografias do centro de media independente de Génova? Este será o nosso futuro, a não ser que continuemos a lutar.

Hasta la victoria siempre! We will win!


Relato inglês e imagens
Gênova relatórios em portugûes
Genoa Reports
pictures | Genoa Info | www.agp.org