archives of global protests - archives des protestations mondiales - archivio de los protestos globales

Génova - O terror continua

notícia colocada por: azine em 2001-07-28

23/07
Quase mais 50 detenções: 25 pessoas do PubliXtheatre, No Border Caravan, foram presas com a, nestes dias, habitual desculpa de pertencerem à secção violenta da manifestação, sob risco de pena até 78 anos. Mais dois grupos, num total de 9 pessoas, foram abordados num acampamento, por estarem vestidos de preto. A repressão continua. Entretanto, 130 pessoas foram libertadas da prisão de Alessandria. Mais de 100 ainda estão presos. Manifestações em Roma e Milão (mais de 30.000 pessoas em cada).

24/07
O governo apoia as acções policiais e entrincheira-se na sua fortaleza da maioria absoluta. Mais 18 pessoas alemãs foram presas, sob a acusação (uma desculpa temporária para qualquer acto de terror estatatl) de pertencerem ao Black Bloc. Manifestações por toda a Itália, de solidariedade com os presos e os feridos e contra a repressão e aviolência policiais e estatais: mais de 200.000 pessoas em várias cidades. As mais frequentadas foram em Milão (50.000 pessoas) e Roma (50.000 pessoas).

25/07
Hoje, devem ser libertadas 64 pessoas. Talvez sejam mais, de acordo com as notícias de que GIP (um juiz) não tinha validado as detenções de sábado á noite. Numa altura em que notícias sobre inquéritos começam a aparecer e em que as detenções (9, esta noite, só em Génova) e rusgas (em muitas das casas de pessoas detidas) continuam sem parar, o regime mostra a sua face: Por um lado, depois de libertadas das prisões ou das prisões-hospital, as pessoas são transportadas para o quartel-general da polícia, sem que lhes seja dada a possibilidade de falar com ninguém (um procedimento que não está de acordo com nenhuma lei italiana conhecida), e, depois disso, levadas para o aeroporto ou para estações de comboio para serem recambiadas para casa (houve mesmo um cônsul que não conseguiu convencer as autoridades sobre a necessidade de alguém receber tratamento médico de urgência. A situação é a mesma em Pavia, Voghera e Génova; Por outro lado, Vittorio Agnoletto, porta-voz do GSF, foi despedido do seu cargo na Comissão de Drogas, uma vez que "expressou discordância em relação às acções governamentais" !!!!!!!!!

26/07
Foram libertadas 50 pessoas e extraditadas para os seus países, mesmo nos casos em que as suas detenções tenham sido ilegítimas. A lista de mobilizações de solidariedade contra a repressão é impressionante, com mais de 100 cidades por todo o mundo a participarem

27/07
Numa altura em que começam a aparecer os primeiros relatos sobre tortura e espancamento nas prisões e esquadras, começa-se a ter uma visão mais completa sobre a situação da malta presa com a detenção confirmada e retidos por razões de segurança: 25 pessoas da PubliXtheate Caravan (17 da Áustria, 3 americanos, 2 da Eslovénia, 1 da Austrália, 1 alemão e 1 sueco) em Alessandria, 10 alema~es em Ponte X (Génova), 3 em Pavia. Todas as pessoas que foram libertadas, mesmo se formalmente livres, são levadas directamente para o quartel general da polícia e expulsas do país por um período de 5 anos, mesmo para cidadãos europeus. Há 80 pessoas dadas como desaparecidas. Mas há que ter em conta que, muitas vezes, o reaparecimento nãoé comunicado.


Gênova relatórios em portugûes
Genoa Reports
pictures | Genoa Info | www.agp.org