archives of global protests - archives des protestations mondiales - archivio de los protestos globales

A criminalização do Black Bloc - ponto para o Estado!

notícia colocada por: azine em 2001-07-24

A criminalização de uma das partes mais combativas do movimento anti-capitalista tem sido vítima de uma estratégia de guerra promovida pelo Estado:calúnia e difamação. Já chega... é hora de tomar uma posição. E não é o medo/terror da polícia que vai nos calar... (esta foi para o P2 pilantra que está lendo esta matéria).

Vemos muita confusão e má interpretação das ações e princípios do Black Bloc. Vimos isso ficar ainda mais evidente depois da clara tentativa da Inteligência Italiana para dividir o movimento anti-capitalista. Tentarei explicar, depois de um longo e exaustivo tempo de pesquisa, prática e contato com outros usuários desta tática (não uma organização como muitos pensam, não existe A ORGANIZAÇÃO Black Bloc, e sim a estratégia de ação direta revolucionária... portanto, não tem membros e sim usuários), porque é tão conveniente e estratégico não só para os Governos, mas também para todos aqueles que gostariam de ver o fracasso do movimento, tornar esta parte combativa da resistência global um alvo de acusações das mais infames e contraditórias. Obviamente querem algo com isso tudo...

Primeiro, o Black Bloc tem uma inspiração anarquista/libertária... portanto, não tem lideranças e nem queremos uma; é não-violento, NÃO-VIOLENTO eu digo. Por que vêm a violência nas nossas ações (que são claras tentativas de auto-defesa contra a brutalidade do capitalismo) e não na violência Estatal perpretada pelo seu braço armado: a polícia? Eles tem armas, eles financiam guerras, eles gastam milhões e milhões de dólares em aparatos repressivos e "segurança" para os ditos líderes do mundo e nós somos os violentos? Mesmo que o modus operandi MAIS evidente (destruir propriedade privada) pareça infantil ou mesmo estúpido, é feito por razões políticas (não saem quebrando lojinhas pequenas ou incendiando carros de pessoas comuns, se a propriedade é destruída, é a da grande corporação.... isso mostra clara ação policial infiltrada, pois vimos que desde as mais remotas ações do Black Bloc nos anos 90, bem antes de Seattle, a destruição de propriedade NÃO havia sido adotada como esporte e sim por razões políticas, diferente do que aconteceu em Gênova). Apenas lembrando, o Black Bloc não se resume à destruição de propriedade privada, esta é apenas a face que a mídia corporativa gosta mais de mostrar, pois serve pra vender seus podres jornaizinhos de desinformação.

Sobre Gênova, vimos uma tentativa de criminalização do Black Bloc pela sua suposta intenção de "sabotar" o movimento. Vimos as intrigas crescerem com a notícia de que os Tute Bianche havia recebido uma carta-bomba, e crescerem ainda mais quando os Governos e a Mídia corporativa culparam o Bloc por TODA a violência em Gênova (tirando assim a culpa de sua força policial, pois a truculência estaria justificada). Agora, vamos analisar e lembrar que a Inteligência Italiana esteve lá para dividir e destruir movimentos como o Autonomia Italiana, nas décadas passadas. Eles se aproveitaram do fato que o Black Bloc não tem liderança, programa de filiação ou certificado de resistência libertária... então, agentes do governo, se infiltraram, convocaram os outros grupos e coletivos participantes do Bloc para uma ação mais "violenta" e começaram a destruir a cidade (os que se deixaram levar por esses agitadores deveriam SIM Ter se conhecido melhor para evitar tais acontecimentos, no mínimo, desastrosos). O Shwarze Bloc, por exemplo, não quis participar dessas "ações" pois desconfiou de infiltração policial e voltaram para a Alemanha, profundamente desapontados. Então, após destruir a cidade, eles arranjaram a desculpa/pretexto para invadir e cercar lugares (como o CMI Gênova e a escola em frente, que abrigava manifestantes pacíficos)... "estamos procurando por 'membros' do Black Bloc" (eles mesmos!!!). Me parece MUITO conveniente.... homens vestidos de preto (FALSOS Black Bloc'ers) protegidos pelos Carabinieri (como podemos ver em várias fotos e ler em vários relatos) destróem, literalmente, a cidade, plantam a semente da discórdia entre os manifestantes (Tute Bianche vs. Black Bloc ... Pacifistas vs. Black Bloc - li até alguns relatos que a discórdia foi tanta que teve um grupo de comunistas que começou a perseguir anarquistas na manifestação) e usaram isso como manobra para dividir o movimento anti-capitalista e pretexto para buscas sem mandato e ilegais, para bater nas pessoas ainda com mais força (uma vez que somos todos baderneiros), E, dar argumento para a mídia corporativa, Governos, alas da direita e da situação para chamar-nos de "hooligans" (ultimamente, um de seus esportes prediletos, empatado com prometer educação, saúde e segurança para a população pobre, embora, convenhamos , esta seja uma prática bem antiga na política). Foi um combo, um COMBO POLÍTICO! Pena que muitos caíram na armadilha...

Eu realmente acho que o Black Bloc tem e teve seus defeitos e cometeu erros, mas eu também acredito muito na sua eficiência como estratégia em manifestações que não servirão apenas para os seus usuários, e sim, para todos os manifestantes (um de seus princípios principais: promover segurança e solidariedade entre as pessoas contra a repressão estatal). Não acreditemos em boatos espalhados pela grande mídia e por fontes incertas... é tudo o que querem: desinformar as pessoas e enfraquecer o movimento. Fizeram tudo premeditadamente... atiraram o FALSO Bloc com policiais infiltrados na manifestação dos pacifistas (ler o relato da Starhawk), mandaram uma carta-bomba para os Tute Bianche e etc. Não podemos culpar o Black Bloc pelo que não fez. Nós podemos SIM trabalhar pra melhorar e aprimorar esta tática, para que assim, nos próximos eventos, não entremos nas armadilhas que ELES armaram pra gente. Eles são os violentos, não nós. Susan George e seus bando de reformistas podem discordar... mas isso é um fato.

Nos vemos na batalha...
Nos vemos nas ruas...

Martin La Battaglia
Coletivo Vingança Terceiro Mundo

"Porque a liberdade não é adquirida... é conquistada!"

www.infoshop.org/www.abolishthebank.org


Gênova relatórios em portugûes
Genoa Reports
pictures | Genoa Info | www.agp.org