archives of global protests - archives des protestations mondiales - archivio de los protestos globales

Em Pontevedra contra governos assassinos

notícia colocada por: Manuel Baptista em 2001-07-31

No passado dia 28 de Julho, realizou-se uma concentração, com cerca de meia centena de activistas, entre as 11 h. e as 12 h na praça central da cidade galega de Pontevedra.   [Galicia, Espanha]

O Jornal anarquista "La Campana" de Pontevedra, assim como os activistas da CGT de Pontevedra, de Vigo e de outras localidades demonstraram assim que não deixarão de denunciar e combater todas as expressões do terrorismo de estado.

Nas targetas distribuidas, assim como nas entrevistas dadas aos repórteres locais presentes, foi denunciado o facto de Fraga Iribarne, ex-ministro de Franco, figura de proa do PP e actual presidente da Junta Galega ter declarado a 20-07, que "Stalin fez muitas coisas más, mas uma coisa ele fez bem; eliminou os anarquistas", Isto durante uma reunião de jovens do PP. Estas declarações foram reproduzidas por um órgão da imprensa local.

Sabemos que Fraga tem as mãos manchadas de sangue pois participou directamente nos últimos tempos do poder franquista, em que vários militantes foram barbaramente assassinados pelas forças franquistas. Esta ameaça é portanto uma clara incitação à violência contra os anarquistas, num país onde o nosso movimento foi duramente reprimido durante e após a guerra civil de Espanha.

A manifestação decorreu sem incidentes. As pessoas aceitavam os panfletos distribuidos, algumas colocavam perguntas.


Gênova relatorios em portugûes
Genoa Reports
pictures | Genoa Info | www.agp.org