G8/Cimeira: Grande manifestação pacífica em França, violência na Suíça
01-06-2003 17:05:00 GMT. Fonte LUSA . Notícia SIR-5086506
http://www.lusa.pt/ Temas: política frança suíça manifestações

Thonex, França, 01 Jun (Lusa) - Várias dezenas de milhar de manifestantes anti-globalização marcharam pacificamente na fronteira entre a França e a Suíça para protestar contra a cimeira das oito maiores potências mundiais (G8), em Evian, mas em Lausana prosseguem confrontos violentos.

A grande manifestação, que reuniu na fronteira franco- suíça 90.000 pessoas, segundo os organizadores, ou pouco mais de 20.000 segundo as autoridades, começou a dispersar ao início da tarde.

Os cortejos, com partida de Annemasse (lado francês, a 50 quilómetros de Evian) e de Genebra, juntaram-se em Thonex, fronteira.

Os manifestantes observaram um minuto de silêncio, estendidos ao sol, para comemorar "os 25 milhões de mortos da Sida", encaminhando- se depois para a França e Suíça.

Os sindicatos franceses, nomeadamente dos professores, caminharam à frente do cortejo que partiu de Annemasse, com apelos à "greve geral", seguidos por militantes pela anulação da dívida do terceiro mundo.

O desfile suíço, enquadrado por um serviço de ordem assegurado por jovens com camisolas amarelas, era internacional, com grupos provenientes da Alemanha, Itália, Grécia, Grã-Bretanha e Turquia.

Ao som de orquestras de jazz e de reggae, os manifestantes, alguns deles acompanhados pelos seus filhos, denunciavam o "G8 ilegítimo" e a guerra no Iraque, qualificando de "terrorista" o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

A presença da policia foi discreta e foram raros os incidentes durante o percurso. Em contrapartida, a polícia anti- motim continuava ao princípio da tarde a enfrentar grupos de desordeiros em Lausana, onde os primeiros incidentes começaram logo de manhã.

As autoridades suíças proibiram hoje uma manifestação já previamente autorizada para Lausana, depois de um grupo de manifestantes radicais ter assaltado um posto de combustíveis na zona do Hotel Royal, onde se alojam as delegações convidadas para a reunião do G8, tendo utilizado gases lacrimogéneos.

A cimeira do G8 reúne os líderes dos EUA, França, Reino Unido, Canadá, Itália, Alemanha, Japão e Rússia.

JMS.

Lusa/Fim


media reports | evian reports | www.agp.org (archives) | www.all4all.org