Países em desenvolvimento saíram! OMC entrou em colapso!
Por CMI Cancun 15/09/2003 às 18:48
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/09/263540.shtml
http://cancun.mediosindependientes.org/feature/display/758/index.php

Os movimentos sociais cebraram a vitória hoje, porque a Quinta Reunião Ministerial da OMC fracassou quando os países em desenvolvimento, encabeçados por delegados africanos, se retiraram da Reunião. Em uma aliança sem precedente, com o apoio de manifestações ao redor do mundo, os países em desenvolvimento conseguiram uma posição mais forte e os países ricos não conseguiram impor seus desejos.

Países em desenvolvimento, que fazia a maioria dos membros da OMC, formaram uma aliança e saíram da Quinta Reunião Ministerial da OMC no domingo a tarde. O delegado do Quênia, que falou em nome da aliança, anunciou que não existiu consenso e que a Reunião chegou ao fim.

Rafidah Aziz, Ministro da Malásia, falou da falha na recusa dos países ricos em favorecer as objeções dos países em desenvolvimento. "Eles continuam querendo coisas que os outros não podem entregar", ele disse.

Uma reunião do Salão Verde foi chamada logo à noite, onde os países ricos procuraram dividir a aliança sem precedentes dos países desenvolvidos que saíram juntos embaixo da bandeira do justo comércio agrícola.

As reuniões da OMC, que se tornaram famosas em Seattle, encontraram, no passado, países em desenvolvimento sem a "ajuda" de seus negociadores em reuniões que os países ricos buscavam sugar seus últimos recursos.

A União Européia veio para a reunião declarando que não iria discutir agricultura, o foco da reunião, antes que saísse o pacote para o desenvolvimento da Cingapura, política de competição e liberalização do comérico.

O anúncio da saída chegou por volta das 15:30, enquanto o negociador norte-americano Robert Zoellick estava dando uma coletiva de imprensa declarando as intenções dos EUA em continuar as negociações para o pacote de Cingapura. Foi quando a imprensa saiu da sala em direção ao hall do centro de convenções e encontrou membros de ONG's cantando e dançando o colapso da reunião.

Países em desenvolvimento disseram por semanas que eles estariam sobrecarregados e prejudicados com concessões anteriores, e não estariam preparados para negociar até os acordos para a agricultura estivessem suficientemente endereçados. Sem surpresa nenhuma, as exigências dos países ricos para incluir o pacote de Cingapura foi uma clara indicação que eles não estão interessados no desenvolvimento, nem mesmo na tão falada "agenda de desenvolvimento", acordada em Doha.

Num pronunciamento feito depois da retirada, o Ministro da África do Sul disse "nós estamos muito bem preparados. Fizemos propostas muito concretas para a agricultura. Nós todos estamos muito impressionados em nossos países pela capacidade que temos. Nós dizemos que foi a nossa impressão de que isso foi a primeira vez que nós pudemos sentar de igual para igual."

Manifestantes, muitos dos quais esperaram o dia dentro da zona hoteleira bloqueando as ruas perto do centro de convenções, estão voltando pra cidade onde muitas festas já comemoram o colapso da Reunião. A cerveja e a tequila vão atravessar a noite - mas a festa não é tão longa. Hoje, Zoellick disse que se os EUA não conseguiram o que queriam na OMC, eles vão concentrar seus esforços nos acordos bilaterais e regionais como a ALCA. "Globalcríticos" de todos os lugares estão preparados para ir a Miami na reunião da ALCA.


cancún português | ações cancún | ações global | resumo | omc cancun | omc news | www.agp.org