Ação direta na zona hoteleira - Cancun
Por CMI Cancun 13/09/2003 às 15:35
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/09/263291.shtml
http://cancun.mediosindependientes.org/feature/display/597/index.php

¡Que Se Vayan Todos!¡Que se vayan todos!

Na madrugada de 12 de setembro, três ativistas treparam e ocuparam uma construção de 100 metros de altura em frente ao Centro de Convenções na área hoteleira e colocaram uma faixa que diz "¡Que se vayan todos!" dedicada a todos os ministros da Organização Mundial de Comércio que se reúnem aqui. A ocupação permaneceu por mais de treza horas.

A frase ¡Que se vayan todos! tem sido um símbolo na América Latina na luta contra a elite global desde que foi gritada nas ruas de Buenos Aires depois do colapso econômico de 2001 - atribuído às linhas enviadas do FMI, do Banco Mundial e da OMC.

A faixa também tinha um símbolo com as letras OMC, uma mensagem clara que a OMC tinha que dar um basta às suas linhas hegemônicas antes que matem mais milhões de pessoas mundialmente. Outros símbolos dão uma semente de milho, um símbolo do direito de todos terem comida e água, e um punho vermelho exigindo dignidade para os indígenas e trabalhadores do mundo que tem suas culturas e tradições ameaçadas pela colonização global das corporações.

Nas semanas passadas, milhares de camponeses e pessoas de várias nacionalidades se juntaram em Cancun em protesto contra as prática da OMC, que é controlada pelas nações ricas e favorecem aos ricos enquanto as pessoas das naçõs mais pobres estão morrendo de fome.


cancún português | ações cancún | ações global | resumo | omc cancun | omc news | www.agp.org