Cumbre de APEC - Santiago de Chile
(14.-)20./21.11.2004

Manifestação contra a cúpula da APEC - voluntário do CMI-Chile preso
Por CMI-Santiago 18/11/2004 às 07:23 http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2004/11/294988.shtml

Voluntário do cmi-Chile preso durante manifestação contra a reunião de cúpula da APEC.

URGENTE: voluntário do Indymedia do Chile é preso durante as manifestações contra a Cúpula da APEC

Durante o percurso das mobilizações de hoje, foi preso o voluntário do Indymedia de Santiago, que se estava acompanhando como reporter no momento as manifestações contra a Cúpula da APEC. Até às 17hs (-1h para o Brasil) ainda não havia sido liberado e os seus companheiros/as aguardavam maiores informações sobre sua situação. Dependendo do que ele seja acusado poderá ser posto em liberdade ainda hoje ou não.

Os detidos durante as manifestações que aconteceram pela manhã (até às 11h00) foram levados a outros centros de detenção, e liberados após comprovarem seus endereços domiciliares. Entretando, aqueles que foram presos logo depois desta hora (entre eles o companheiro de Indymedia, assim como centenas de companheiros/as manifestantes) foram levados para a Terceira Delegacia de Santiago e depois encaminhandos a um ginásio onde permaneceram detidos.

As informações que os policiais passavam era que havia pouco mais de 100 presos, entretando um dos indivíduos liberado nos contou que até a uma da tarde havia cerca de 400 pessoas presas no interior daquele ginásio e que as condições eram desumanas: "...cerca de 400 pessoas em um local fechado, em um ginásio apertado, e os policiais estavam espacando violentamente a todos, chegando ao ponto de jogar gás lacrimogênio no interior, literalmente torturando a todos!"

Centenas de pessoas se concentraram do lado de fora da delegacia demonstrando solidariedade e exigindo a imediata libertação dos presos.

As manifestações continuam e já tem alvo certo, no próximo sábado o chile recebe o ilustre visitante George W. Bush.

publicado no CMI.Santiago

apec 2004chilewww.agp.org

valid xhtml 1.0