Sobre Cochabamba

notícia colocada por: azine em 2001-05-25 azine.org

Cochabamba hoje
Cochabamba, Bolívia, é uma região localizada na Cordilheira dos Andes, na chamada região andina, onde o vento é reproduzido pelo som da "zampoña" (zamponha), e o som das águas junto ao do movimento das folhas das árvores, é reproduzido pelo charango, pequeno cavaco feito com a capa do tatu.

Quando chegaram os invasores europeus, moravam diversas comunidades como os quechuas e os aymaras, que até hoje têm ficado sob a bota da dominação da propriedade privada que acabou com suas formas comunitárias tradicionais de viver em grupos em íntima comunhão com a natureza.

Mas o fogo do Pichincha de Equador, de Lacandona em Chiapas e de Arauko-Malleko no Biobio, o grito de autonomia das comunidades indígenas, está também chegando a Cochabamba, onde indígenas e camponeses se somam ao movimento telúrico que estremece os estados em Paraguai, Colômbia, Venezuela, Argentina, Equador, México, Chile, etc. Em Cochabamba se organizou a Coordenadoria Popular da Água, que, junto aos camponeses, indígenas, juventude e trabalhadores paralisaram a poucos dias atrás todo o país cortando estradas e levantando barricadas.

Bolívia não é a mesma de pouco tempo atrás. Alguma coisa circula pelas veias abertas da América Latina e se junta em Cochabamba, terra onde o Che Guevara deixou seu coração criticando as burocracias dos estados e assumindo o papel de mais um combatendo desde abaixo. Os principais grupos guevaristas da América Latina, hoje abandonam a luta pelo estado dirigista e levantam a necessidade do poder popular autônomo como novo comandante da revolução, entanto a esquerda tradicional insiste em que o poder popular deve ser conduzido desde fora. Mas a nova corrente cresce no ELN da Colômbia, no MRTA de Peru, no MIR-EGP de Chile, no Projeto Utópico Terceiro Caminho da Venezuela, em diversos grupos da Argentina, Uruguai e Paraguai. Se trata de um avanço histórico que se soma às lutas zapatistas e dos indígenas em todas partes levantando as bandeiras das autonomias.

Também crescem novos grupos autônomos em diversas partes do mundo, os anarquistas resurgem por todas partes convocando para a luta a levantar novamente as barricadas, os marxistas pro-estado se quebram em milhares de pedaços e surgem múltiplos grupos novos buscando acabar com os erros do passado, especialmente isso do partido dirigente e do Estado como instrumento libertador.

Uma das mais importantes lutas de hoje, que tem permitido o encontro e o apoio mutuo destes novos grupos autônomos que se multiplicam por todas partes, é a AGP, Ação Global dos Povos, em que em determinadas datas esses grupos, pessoas e dinâmicas se unem para golpear e boicotar as reuniões e atividades dos chefes do capitalismo global. Essa atividade simultânea com múltiplos golpes, passeatas e outras atividades nos mais diversos lugares, mostram como é possível que muitos pequenos seres combatam o moderno Gulliver; como é possível que milhares de formigas mordam por todas partes o inimigo dos povos, o capitalismo globalizado, a nova cara ou fase atual do imperialismo.
A Terceira reunião mundial da AGP será em setembro deste ano 2001, justamente em Cochabamba, e permitirá um salto de qualidade na multiplicação dos grupos e atividades autônomas e rebeldes por todas partes, para golpear mais e melhor o capital, para continuar crescendo ainda com mais grupos que dividam e confondam o inimigo.

Por isso este fim de semana nos estamos reunindo os interessados nesta luta, tenham ou não participado anteriormente, pois o objetivo é crescer, multiplicar os participantes e os grupos, aumentar a quantidade e a qualidade dos participantes desses momentos históricos de combate de ruas contra o capital, para logo voltar aos seus bairros, escolas, famílias e centros de trabalho para continuar construindo a nova sociedade, as novas práticas sociais, refazer a geografia das cidades fundando e re-fundando comunidades de todo tipo em todos os lugares, que recuperem o caráter gregário e afetivo do ser humano, em fim, para construir a sociedade alternativa que sonhamos.

Nesta reunião esperamos saiam linhas de trabalho para fortalecer a responsabilidade de multiplicar os grupos e atividades autônomas por todas partes e também um plano de ação para dirigirmos em massa a Cochabamba em setembro junto aos argentinos, uruguaios e outros que passarão pelo nosso caminho e podemos continuar todos juntos na forma de caravana continental.

O encontro nacional para tratar o tema de Cochabamba será estes dias 26 e 27 de maio no Centro de Cultura Social, CCS, rua dos Trilhos, 1365, fundos, aonde pode chegar-se pelo metrô Bresser, sempre a partir das 10:00h.

Também nos estamos encontrando hoje sexta 25 de maio às 19:30h no Centro Cultural São Paulo, metrô Vergueiro.

A reunir milhares em Cochabamba para acompanhar a reunião mundial da AGP!
CEA, Centro de Estudos Autônomos.
Professor J
Projeto Periferia
Alvimar Bessa
Associação de Moradores Liberdade e Justiça
Panta, anarco-punk
Outros.

Fonte: Profesor J
profesor_j@hotmail.com


3rd Conference of Peoples' Global Action
Cochabamba, Bolivia, September 2001
PGA