Um otro Forum Social é possivel

Por x20 02/02/2005 às 19:48
www.midiaindependente.org/pt/blue/2005/02/306244.shtml

Dicas para um evento dar certo.

UM OUTRO FORUM SOCIAL É POSSIVEL

Chocou a todos as noticias desagradáveis surgidas no ultimo fórum de Porto de Alegre. Lembrei-me daquele sindicalista super revolucionário, socialista, de analise marxista aguçada, mas que ao chegar em sua residência transforma sua esposa num verdadeiro saco de pancadas. Progressista na assembléia, reacionário dentro de casa. É uma contradição? Sim. Usei este exemplo para falar do ultimo fórum social. Garotas violentadas, roubos, brigas de fazer inveja a qualquer carnaval (burguês) fora de época, entre outras "raridades".

Acredito que seria um caso a ser considerado para os próximos eventos. Nossas queridas estatais devem financiar este tipo de evento, mas com realismo no orçamento, no publico e na segurança (como fazem as empresas não-estatais, sacou?). Não adianta ter saudades dos anos 70, onde tudo era aberto, sem grades e portões, pois o que acontece hoje nos campus (abertos) das universidades publicas? Medo, insegurança, todos andam em grupos (do banheiro a biblioteca). Enfim, um banco de dados, porta eletrônica e cartões magnéticos, resolveriam ou amenizariam tantos transtornos ocorridos no ultimo evento.

Deve-se também estabelecer um numero de membros (dois mil, cinco mil), conforme estatísticas, estudos de segurança pessoal, entre outros. Os banheiros devem ser separados, pois homens e mulheres nuas, um olhando o outro, nós já sabemos no que vai da.

Sabe onde tudo isso é executado? Nas universidades e empresas particulares, pois estas não desejam fatos indesejáveis ocorrendo no seu perímetro. E as pessoas sabem direitinho onde "colocar o pé". Talvez muitos participantes do fórum, ao chegarem em seu local de trabalho, tenham se adaptado a realidade: cabelo "normal", tatuagem escondida, sexo so em casa ou no motel e barba bem aparada. Afinal ninguém quer perder o emprego.

Por ultimo, desejaria que o próximo fórum fosse exeqüível. Isto é, que a teoria chegasse a realidade. Mas para isso é preciso tirar os "óculos" ideológicos, pois eles impedem que vejamos a realidade. Acredito que um outro fórum é possível.

X20 Fortaleza/CE. Abraços

wsf 2005wsfwww.agp.org (archives) | www.all4all.org

valid xhtml 1.0