II Congresso Latino-Americano de Catadores reúne mais de 1000 pessoas

Por CMI-Caxias 01/02/2005 às 00:34
www.midiaindependente.org/pt/blue/2005/02/306086.shtml

O II Congresso Latino-Americano de Catadores de Materiais Recicláveis, organizado pelo MNCR teve por objetivo principal articular os catadores e defender a independência de classe da categoria, através da auto-organização e autogestão dos empreendimentos produtivos.

Entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2005, novamente os catadores latinos se encontraram para reafirmar, fortalecer e avançar na articulação dos catadores na América Latina. O II Congresso Latino-Americano de Catadores de Materiais Recicláveis tinha por principal objetivo articular a categoria pela luta por seus direitos. Sobretudo pela independência de classe através da auto-organização, da unidade e da autogestão de seus empreendimentos produtivos. Além disso, visou promover o debate sobre a formação dos blocos econômicos nos continentes e o impacto no meio ambiente e na vida dos catadores; discutir sobre o protagonismo do catador na cadeia produtiva da reciclagem; conhecer a história e as formas de organização dos catadores na América Latina; e propiciar a troca de experiências entre os catadores.

O Congresso que teve por tema "Não há fronteiras para os que exploram - Não deverá haver para os que lutam", foi organizado pelo MNCR, Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e era direcionado aos catadores organizados do movimento, representados por delegados. Além dos delegados de cooperativas e associações, muitos catadores da América Latina (Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, México e Peru), do Continente Africano (Tanzânia e Moçambique) estiveram presentes. Houve ainda a participação especial de um grupo cultural de Cuba e demais convidados. Ao todo, cerca de 1200 pessoas participaram das mini-plenárias, assistiram as mesas de discussão e participaram das atividades de animação.

A abertura oficial do Congresso, que foi sediado em São Leopoldo, RS, aconteceu às 9h, no domingo (23/01). Após, houve relatos de experiências de grupos de catadores do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Na segunda-feira, (24/01) o engenheiro agrônomo Cícero Blay falou sobre o Protocolo de Kyoto, cotas de carbono e Política Nacional de Resíduos Sólidos. À tarde, seguiu-se as mini-plenárias e foi feito o lançamento do Edital de Seleção Pública de Propostas para Projetos de Tecnologias Sociais para Inclusão Social dos Catadores de Materiais Recicláveis. Este projeto é financiado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS), Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e CNPq.

Na terça-feira, (25701), o painelista convidado foi João Pedro Stédile, coordenador nacional do MST, que falou sobre a Alca e o impacto na vida dos catadores. Stédile foi seguido de Alexandre Camboim, da coordenação nacional do MNCR, que tratou protagonismo do catador na gestão da cadeia produtiva de reciclagem. À tarde, aconteceu o lançamento do Projeto Petrobrás - MNCR Regional RS. O encerramento do II Congresso Latino-Americano de Catadores foi na quarta-feira (26/01), com a participação na Marcha de Abertura do V Fórum Social Mundial em Porto Alegre.

A primeira edição do evento aconteceu em Caxias do Sul, no ano de 2003. Desde lá, o objetivo é fortalecer os movimentos de catadores da América Latina, formando entre eles uma rede de solidariedade e de troca de informações.

wsf 2005wsfwww.agp.org (archives) | www.all4all.org

valid xhtml 1.0