Governo de Chiapas se cala e "Plena normalidade" na região
Por La Jornada - tradução/camaradag@riseup.net 21/06/2005 às 11:22
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2005/06/320649.shtml

No Caracol zapatista de Oventic começou o fechamento do espaço da Junta de Bom Governo, bem como de lojas e cooperativas artesanais em acatamento ao "alerta vermelho geral" decretado pelo Exército Zapatista de Libertação Nacional

(tradução não revisada)

últimas Notícias de La Jornada

------

O governo de Chiapas calou

ANGELES MARECHAL CORRESPONDENTE

Tuxtla Gutiérrez, Chis., 20 de junho. O governo do estado de Chiapas determinou abster-se de emitir uma postura em relação ao alerta vermelho que emitiu o Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), com o argumento de que ainda não tinha suficientes elementos para valorizar a ação.

Depois de difundir-se o comunicado do comitê clandestino revolucionário indígena zapatista, servidores públicos estatais encabeçados pelo governador Pablo Salazar Mendiguchía, sustentaram uma reunião de trabalho "urgente"; no entanto, ao termo da mesma extra-oficialmente se informou que esperariam até que a "Secretaría de Gobernación" emita sua postura a respeito, por tratar-se de um assunto de caráter federal.

Adiantaram que até onde tinham relatórios na entidade se vivia um clima de "normalidade".

http://www.jornada.unam.mx/2005/jun05/050621/007n2pol.php

-------

Plena normalidade na zona "los Altos" e "la Selva": Gobernación

ALONSO URRUTIA

Ao responder ao alerta vermelho determinado pelo Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) na zona de conflito em Chiapas, a Secretaria de Governança emitiu ontem à noite um simples comunicado no que se afirma "categoricamente" que "a zona de fronteira dos Altos e a Selva de Chiapas se encontra em plena normalidade".

Pouco antes, ao término de uma reunião com Carlos Abascal, titular da dependência, o dirigente do Partido Verde Ambientalista de México, Jorge Emilio González, disse que o secretário lhe comentou que "não há que exagerar, que isto está bem, que os relatórios do Exército é de que tudo está calmo e que não tinha de que preocupar-se".

O comunicado oficial da dependencia -elaborado pela noite, depois de que, segundo transcendeu, Abascal se reuniu com Ramón Muñoz e com o porta-voz presidencial, Rubén Aguilar- sustenta que "da informação angariada pelo encarregado Luis H. Alvarez de maneira pessoal durante as últimas semanas, validada pelas instâncias estatais e federais, pode-se afirmar categoricamente que as zonas se encontra em plena normalidade".

Agrega que a Coordenação para o Diálogo e a Negociação em Chiapas e o governo do estado "reiteram seu compromisso indeclinável com as comunidades, pelo que se lhes convida a seguir atuando com ordem e civilidade no marco da lei".

Pela manhã Abascal foi interrogado sobre o comunicado do subcomandante Marcos no que questionava aos partidos.

-Que opinião merece?

-Liberdade de expressão absoluta.


méxico | www.agp.org