Tradução português!
http://chiapas.indymedia.org/display.php3?article_id=113782

COMUNICADO DO COMITÊ CLANDESTINO REVOLUCIONÁRIO INDÍGENA- Comandancia Geral do Ejército Zapatista de Liberación Nacional.

MÉXICO.

19 de junho de 2005

AO povo do MÉXICO:
AOS povos do MUNDO:

Hermanos e Hermanas:

A partir do dia de hoje, o Exército Zapatistas de Libertação Nacional decretou, em todo território rebelde, um

ALERTA VERMELHO GERAL.

Com base nisto lhes comunicamos:

Primeiro- que nestes momentos se está realizando o fechamento dos caracóis e os escritórios das Juntas de Bom Governo que se encontram nas comunidades zapatistas DE OVENTIK, LA REALIDAD, LA GARRUCHA, MORELIA E ROBERTO BARRIOS, bem como todas as sedes das autoridades dos diferentes municípios autônomos rebeldes zapatistas.

Segundo- que também se está procedendo a evacuação dos membros das diferentes Juntas de Bom Governo e das Autoridades Autônomas, para coloca-las em resguardo. Agora e por um tempo indefinido realizarão seu trabalho de forma clandestina e transladada. Tanto os Projetos como o governo autônomo se manterão trabalhando, ainda que em condições diferentes às que teve até agora..

Terceiro- que nos diferentes caracóis se manterão funcionando os serviços básicos de saúde comunitária. À frente deles estão civis, a quem o CCRI-CG do EZLN diferencia de quaisquer de suas ações futuras e para quem exigimos tratamento da sociedade civil e respeito a sua vida, liberdade e bens por parte das forças governamentais.

Quarto- que foram chamados as fileiras todos os membros do nosso EZLN que se encontravam fazendo trabalho social nas comunidades zapatistas e que foram alojadas nossas tropas regulares. Da mesma forma, suspenderam-se por um tempo indefinido todas as transmissões da Rádio Insurgente (www.radioinsurgente.org), "A VOZ DOS SEM VOZ", em frequência modulada e em onda curta.

Quinto- que, de maneira simultânea à publicação deste comunicado, está-se exortando às sociedades civis nacionais e internacionais que se encontram em trabalhos em acampamentos de paz e em projetos em comunidades, para que abandonem território rebelde ou, se é sua decisão livre e voluntária, permaneçam, por sua conta e risco, concentrados nos chamados caracóis. No caso de menores de idade, a saída é obrigatória.

Sexto- que o EZLN anuncia o fechamento do Centro de Informação Zapatista (CIZ) não sem antes agradecer às sociedades civis que participaram nele desde sua formação até o dia de hoje. O CCRJ-CG do EZLN desresponsabiliza formalmente estas pessoas de qualquer responsabilidade nas ações futuras do EZLN.

Sétimo- que o EZLN esclarece(deslinda) a todas as pessoas e organizações civis. Políticas, Culturais, Cidadãs, não governamentais, Comitês de solidariedade e grupos de apoio que se aproximaram a ele desde 1994, de quaisquer de nossas ações futuras. Agradecemos a todos e todas quem, com sinceridade e honestidade, nestes quase 12 anos apoiaram a luta civil e pacífica dos indígenas zapatistas pelo reconhecimento constitucional dos direitos e a cultura indígenas.

¡DEMOCRACIA!
¡LIBERDADE!
¡JUSTIÇA!

Das Montanhas do Sudeste Mexicano.
Pelo Comitê Clandestino Revolucionário Indígena- Comandancia Geral do Ejército Zapatista de Liberación Nacional.

Subcomandante Insurgente Marcos
México, no mês sexto do ano 2005.


méxico | www.agp.org